O País – A verdade como notícia

FMF entrega testes da COVID-19 aos clubes do Moçambola

Finalmente, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) vai fazer a entrega dos testes adquiridos com o valor da FIFA, no âmbito das condições a serem criadas para a retoma do campeonato nacional de futebol, o Moçambola 2021.

O acto, que terá lugar ao princípio da tarde desta terça-feira, vai ser presidido pelo respectivo timoneiro da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat, que fará a entrega dos testes à Liga Moçambicana de Futebol, que estará representada por Ananias Couana, presidente do organismo.

Recorde-se que este é o cumprimento da promessa feita ao Governo, durante o encontro que o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, manteve com os desportistas, na busca de soluções para retoma do desporto, com destaque para o Moçambola, logo a seguir à suspensão da competição.

Na ocasião, Feizal Sidat disse que tinha disponíveis 100 mil dólares para aquisição de testes e que estava em processo um concurso público para encontrar a empresa que iria disponibilizar as doses.

Assim, os clubes vão, finalmente, receber os testes, três semanas depois de os seus membros dos departamentos médicos terem sido formados em matérias de recolha e tratamento de testes, uma que será levada a cabo pelos clubes com fiscalização do Instituto Nacional de Saúde, para onde serão enviados os testes para análises.

Semanalmente, o Moçambola deverá realizar 400 testes a todos os intervenientes da prova, para garantir um torneio sem sobressaltos e livre da pandemia, uma das recomendações dadas pelo Presidente da República quando autorizou a retoma do Moçambola.

Sabe-se, porém, que, até ao momento, os intervenientes apenas realizaram os dois testes obrigados pelo Chefe do Estado moçambicano para aferir a taxa de positividade. De lá para cá, não mais foram testados, podendo, esta prática, retomar esta semana, após recepção das vacinas pelos clubes.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos