O País – A verdade como notícia

“Ngonhamas” até tentaram, mas não passaram com Uruguai

A selecção nacional de hóquei em patins vergou, esta quarta-feira, diante do Uruguai, em partida da terceira jornada do Grupo E do World Challengers Championship Men, a terceira divisão dos campeonatos mundiais da modalidade, por 5-3 e pode ter comprometido a qualificação para o Grupo B dos mundiais.

A selecção de Moçambique ainda se aguentou nos primeiros minutos, e, apesar de ter entrado a perder, conseguiu o empate, por Pedro Tivane Jr., resultado com que se foi ao intervalo.

Entretanto, na segunda parte o Uruguai entrou mais forte e conseguiu fazer dois golos quase que de rajada, colocando o marcador em 3-1, antes de voltar a fazer o 4-1. A reacção tardou e a selecção nacional ainda reduziu para 4-2, por Absalão Miquissene, mas os uruguaios estavam com a pontaria afinada e marcaram mais um, antes de Moçambique voltar a reduzir, novamente por Pedro Tivane Jr.

É que, com a derrota desta quarta-feira, os “Ngonhamas”, nome de guerra da selecção de hóquei em patins de Moçambique, caem para a terceira posição do seu grupo, deixando Uruguai e Israel avançarem na liderança com nove pontos.

Moçambique soma seis pontos, frutos de duas vitórias e uma derrota e agora vai contar com a sorte para terminar em primeiro lugar do grupo, que dá acesso à final da competição. Para tal, terá que vencer Israel, esta quinta-feira, quando forem 10h00 de Maputo, e Nova Zelândia, sexta-feira às 18h00, para além de contar com um deslize do Uruguai diante do Japão e Israel, para acalentar esperanças de terminar na liderança.

O facto é que Moçambique está em desvantagem, caso as três selecções terminem com os mesmos pontos, uma vez que só nestas primeiras três jornadas marcou 15 golos e sofreu 10, contra 30 marcados por Israel, que sofreu apenas um, e 21 marcados por Uruguai, que sofreu quatro.

Assim, para Moçambique ficar em primeiro lugar, terá que vencer Israel por números gordos, num jogo que não se avizinha fácil, até mesmo porque Israel tem se mostrado uma potência nesta modalidade nos últimos anos, mas também esperar que Uruguai não vença os dois jogos que seguem.

Moçambique disputa a World Challengers Championship Men depois de ter falhado o último Mundial do Grupo B, bem como o Campeonato Africano da modalidade, ano passado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos