O País – A verdade como notícia

Filipe Nyusi reeleito Presidente da Frelimo com 100% dos votos

Foto: O País

Filipe Nyusi, actual líder máximo do partido Frelimo, foi reeleito, na noite de hoje, com 100% dos votos, como Presidente do partido. A divulgação dos resultados das eleições ocorreu horas após a votação, que contou com a participação de 1136 delegados.

Após o anúncio dos resultados do escrutínio, feito pelo secretário-geral do partido, Roque Silva, seguiu-se à leitura do termo de compromisso por parte do recém-eleito Presidente.

No seu discurso, Filipe Nyusi garantiu que vai continuar a servir fielmente o seu partido e à Nação moçambicana, assim como garantir a coesão e união dentro do partido que vai dirigir, de princípio, pelos próximos cinco anos.

“Agradeço a todos pela confiança que em mim depositam e pelo carinho. Aceito esta missão para não deixar pelo caminho o trabalho que a mim confiaram. O meu compromisso é com o trabalho, trabalho e trabalho”, disse Filipe Nyusi no seu breve discurso.

A entrega dos símbolos do partido a Nyusi esteve a cargo do antigo Presidente do partido, Joaquim Chissano, que manifestou satisfação com o encontro e com o trabalho realizado pelos delegados. Por isso, espera que “seja realizada a vontade dos militantes da Frelimo”.

Coube ainda a Chissano, antigo Presidente da República, dirigir o acto de posse de Filipe Nyusi após a sua reeleição como Presidente do partido. Na ocasião, fez um discurso no qual destacou a necessidade de reconciliação não só dentro do partido, mas também fora.

“É necessária a reconciliação de todos os cidadãos”, disse Chissano para depois alertar que tal não é uma tarefa fácil. Joaquim Chissano lembrou ainda a altura em que liderava as negociações com a Renamo para pôr fim aos conflitos militares no país. “Temos que engolir sapos vivos em prol da paz”, disse Chissano.

O antigo Presidente da Frelimo disse ainda que o Presidente reeleito tem a grande tarefa de consolidar a paz no país, tendo elogiado a sua capacidade de liderança. “Presidente Nyusi tem uma cabeça que funciona bem”, disse, para quem Filipe Nyusi vai colocar a bom porto o partido e o país como um todo.

Entretanto, no entender de Joaquim Chissano, “o país continua conturbado”. Por isso, desejou “muitos sucessos ao Presidente Nyusi”.

Em relação à eleição de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Chissano disse que Nyusi tem de lutar para representar todo o mundo.

Importa lembrar que as organizações sociais do partido já haviam manifestado o interesse de ter o partido dirigido, novamente, por Filipe Nyusi, alegadamente devido às conquistas que o partido dos “camaradas” teve durante a sua liderança. O destaque vai para a nomeação de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a paridade do género alcançada no Governo, os títulos de Doutor Honoris Causa e por vários projectos implementados no país, como é o caso do SUSTENTA.

Filipe Nyusi cumpre, assim, mais um mandato na liderança do partido Frelimo, com unidade, paz e reconciliação como as principais prioridades nos próximos cinco anos.

O acto de posse de Nyusi, que teve lugar na Escola Central da Frelimo, na cidade da Matola, contou com a presença das delegações do partido vindas de todas as província do país e representantes de partidos estrangeiros, com destaque para os da Argélia, República Democrática do Congo, do Vietname e da China, e o representante do parlamento russo.

O 12º congresso do partido no poder em Moçambique teve início na última sexta-feira, devendo terminar a 28 de Setembro corrente, dia reservado à apresentação e votação das resoluções, bem como à tomada de posse dos órgãos executivos eleitos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos