O País – A verdade como notícia

Famílias celebram domingo de ramos orando por Cabo Delgado

Apesar do encerramento das igrejas devido à COVID-19, famílias, na cidade de Maputo, celebraram o domingo de ramos nas suas casas. Na ocasião, os crentes oraram para pedir o fim da pandemia e dos ataques terroristas na província de Cabo Delgado.

Todos os anos, o domingo de ramos é sempre celebrado em ambientes de festa. Aliás, esta efeméride sempre junta milhares de crentes, pois constitui um dos momentos altos da fé cristã. Mas de um momento para o outro, o vírus tudo mudou.

Com o aumento de casos positivos da doença, o Governo mandou encerrar as igrejas como forma de frear o aumento das contaminações e, por essa razão, os crentes não têm como celebrar este marco nas suas congregações religiosas. O jornal “O País” fez uma ronda pelas Igrejas da capital e todas estão fechadas.

Entretanto, o vírus até pode ter tirado a celebração das igrejas, mas não acabou com a fé de milhares de crentes que, mesmo com as restrições, não deixaram de celebrar a efeméride. A família Rangel do Bairro 25 de Junho é disso o exemplo. À nossa chegada, a família já estava com as vestes, a bíblia, as folhas de palmeiras (símbolo das festividades) e o cancioneiro para entoar as canções evangélicas para celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

“Infelizmente, não estamos na nossa igreja devido à pandemia. Apesar dessas adversidades, estamos a cumprir o nosso dever como crentes. Estamos a celebrar este marco que dá início à semana santa. Apesar de não estarmos com os nossos irmãos, mantemo-nos felizes por poder reanimar a nossa fé”, destacou Vasco Rangel, chefe de família.

Segundo a família, trata-se de um dever que faz com que ela não olhe para o local de celebração como um entrave.

“Assim como estamos, é como se estivéssemos na Igreja. O importante é cumprir o ritual e celebramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Trata-se de um dia muito importante para nós, sendo, por isso, que, apesar de haver esta situação de pandemia, não pode passar despercebido”, referiu Joaquim Bambo, outro membro da família.

FAMÍLIAS ORAM POR CABO DELGADO

Uma vez que o país vive momentos complexos, a família Rangel aproveitou a ocasião para orar pelas famílias que vivem momentos de incertezas em Cabo Delgado.

“Jesus Cristo disse que, no mundo, teríamos várias provações, mas que temos que ter um bom ânimo. Através dessas preces, procuramos transmitir esse bom ânimo aos nossos irmãos que estão em situações de guerra e sofrimento em Cabo Delgado. Por isso, exortamos que não percam a fé, juntem-se e ajoelhem e orem que tudo isto um dia irá passar. Oramos por aqueles que estão nos hospitais, que estão a lutar pela vida, os que estão nas cadeias e outras situações difíceis. Nada é mais forte que o poder do espírito santo, que o poder da oração”, confiou o filho mais novo da casa.

Lembre-se que a celebração está apenas a começar, uma vez que o domingo de ramos constitui o arranque da semana-santa que culmina com a celebração da ressurreição de cristo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos