Oito toneladas de produtos alimentares diversos, não perecíveis, foram angariadas na província de Maputo para apoiar as famílias vítimas do terrorismo em Cabo Delgado.
A violência armada, em Cabo Delgado, já empurrou mais de 700 mil pessoas para fora das suas comunidades e vivem na miséria. Milhares dessas pessoas estão privadas de um dos seus direitos fundamentais, a alimentação.
Para minimizar o problema, um grupo de mulheres, denominado “Marinheiras de Moz” lançou, em Abril passado, uma campanha para angariação de apoios.
“Vimos o sofrimento de muitas famílias e decidimos nos juntar e ajudar com o mais necessário que é a alimentação. Prevíamos angariar duas toneladas de produtos, mas superamos as expectativas porque tivemos muito apoio” explicou Vera Tembe, uma das representantes das Marinheiras de Moz.
Juntaram-se à iniciativa o governo da província de Maputo e a edilidade de Matola, Júlio Parruque e Calisto Cossa, respetivamente, que, na ocasião, apelaram a que mais instituições se juntem à iniciativa.
Dos produtos angariados, fazem parte farinha, arroz, óleo alimentar, açúcar, água mineral, massas e outros não perecíveis.