Arrancou hoje, o pagamento do Imposto Autárquico de Viaturas (IAV). O Conselho Autárquico de Maputo espera arrecadar este ano cerca de 70 milhões de meticais até o fim do processo que se prevê que termine no dia 10 de Abril.
Contrariamente ao que se vinha verificando nos anos anteriores, o pagamento do IAV iniciou com um ligeiro atraso, ou seja, a autarquia da capital do país passou de 2 para 6 de Janeiro a data do arranque do pagamento. No primeiro dia alguns postos de cobrança registaram filas enormes, situação que veio a piorar devido a falta de sistema segundo alguns munícipes.
“Só disseram que não há sistemas, eles é que podem dar uma melhor explicação porque nós aqui não sabemos o que de facto está acontecer. A verdade é que isto é cansativo e frustrante para todos nós”, disse Celina Manquel, automobilista.
Quem também, manifestou a sua indignação é o Gabriel Mufundisse que disse ter chegado cedo depois de ter passado pelo mesmo posto de cobrança no passado dia 2 de Janeiro para regularizar a sua situação, e até a hora que conversou com “O País” ainda não tinha sido atendido devido a problemas de sistema e enchentes.
“Eu estive aqui no dia 2 e só paguei a taxa de Rádio. Hoje, algumas pessoas chegaram muito cedo, e quando chegou a minha vez de entrar e ser atendido soube que não havia sistema”.
Outros automobilistas dizem ser estratégico pagar o imposto nos primeiros dias para evitar enchentes que tem caracterizado os últimos dias do processo.
”É sempre bom vir aqui resolver tudo isto o mais cedo possível, assim evitamos problemas no futuro”, Hélder José, automobilista
A directora adjunta das finanças Graça Manguele, começou por explicar que o problema do sistema já estava resolvido e espera que este ano a autárquia arrecade cerca de 70 milhões de meticais.
“O problema do sistema já está resolvido e todos postos de cobranças estão a funcionar muito bem. Para este ano esperamos registar mais ou menos 160 mil viaturas, o mesmo número do ano passado e em termos de valores a nossa meta são cerca de 70 milhões de meticais”.
Dados referentes ao ano passado indicam que a cidade de Maputo registou perto de 150 mil viaturas e a perspectiva é que este ano sejam registadas pelo menos 160 mil.
O imposto autárquico de viaturas e a taxa de radiodifusão são pagos nos postos de cobrança abertos nas sedes dos distritos municipais.