São cerca de sete milhões de Meticais que, até ao fim deste ano, deverão ser canalizados a 68 comunidades de 18 dos 22 distritos da Zambézia, onde abunda o recurso florestal. Trata-se de um valor correspondente à taxa de exploração florestal da campanha de corte de madeira e combustível lenhoso no ano de 2021.
Neste momento, pelo menos 32 dos 68 comités de gestão de recursos naturais já receberam valores correspondentes a 20% da taxa de exploração de recursos florestais referentes ao ano de 2021. O processo está atrasado, mas há uma explicação. Páscoa Razão, responsável de maneio nos Serviços Provinciais de Ambiente na província da Zambézia, fez saber que os pagamentos em curso são referentes àqueles que estavam pendentes no ano de 2021.
“Como disse, o que estamos a pagar agora são valores pendentes da campanha de 2021. O que aconteceu é que, quando as Finanças desembolsaram os valores de 20%, referentes à taxa de exploração, as comunidades naquele ano tinham contas inactivas devido à falta de movimentação na banca. Para activação das referidas contas, foi necessário um longo processo. Tivemos que tomar uma decisão de consensos para evitar o prolongamento do período de não pagamento dos ordenados das comunidades. E porque os processos são morosos e a distância em que as mesmas estão localizadas em relação aos bancos, o sector de ambiente tomou uma decisão para apoiar as comunidades.
“Houve um consenso de se passar os valores dos sistema das Finanças para a conta dos serviços provinciais de ambiente da província que, por sua vez, esta entidade emite via cheque; é justamente este processo a que estamos a dar continuidade; devíamos ter fechado em 2022, mas não foi possível por causa desta dificuldade de NIB e domicílios bancários”, esclareceu Páscoa Razão.
As comunidades que já começaram a beneficiar-se dos valores estão satisfeitas e falam do processo de gestão do dinheiro. Artur Celestino, presidente do Comité de Gestão de Socone, distrito do Ile, explicou que o valor que a sua comunidade acaba de receber, mais de 85 mil Meticais, será aplicado para melhorar a vida das famílias. “Temos escolas que precisam de reabilitação, pequenas vias de acesso, furos tradicionais de água que precisam de intervenção. Vamos reunir todos os intervenientes, à luz da transparência, para a devida aplicabilidade. Estamos muito felizes e, por isso, queremos agradecer ao nosso Governo.”