O País – A verdade como notícia

Eneas Comiche volta à edilidade da cidade de Maputo

O Partido Frelimo na cidade de Maputo está em festa. Tudo porque a Comissão das Eleições da Cidade (CEC) declarou aquele partido como o vencedor das eleições da passada quarta-feira.

Num Universo de 615 537 eleitores, 389 302 foram votar (63.14 por cento) e 227 235 (36.86 por cento) não foram às urnas. Dos que foram, 214 103 (56.95 por cento) votaram na Frelimo, 136947 (36.43 por cento) na Renamo e 19269 (5.13 por cento) no MDM. Número que dão vitória à Frelimo.

Este vai ser o regresso de alguém que, na verdade, já esteve à frente dos destinos da Capital do país.

Comiche já sabe de onde vai começar a sua governação: dos bairros mais desfavorecidos da urbe. Para ele estes “devem merecer a nossa particular atenção no sentido de transformarmos a nossa cidade em mais urbanizada, mais limpa, mais bela, empreendedora e próspera”.

Eneas Comiche foi edil de Maputo entre 2004 e 2008. De lá até cá novas dinâmicas surgiram na urbe, assim como novos problemas. E ele diz estar consciente disso, mas assegura que durante a campanha eleitoral fez a auscultação de todos eles.

Agora a sua missão é implementar seu projecto de governação sem fugir daqueles que ele considera os mais gritantes problemas na actualidade da cidade, nomeadamente “a questão da redução da pobreza, o emprego para jovens, os mercados e o saneamento do meio”.

O cabeça-de-lista da Frelimo fez estes pronunciamentos em meio a cânticos dos seus “camaradas” que comemoravam a vitória do seu partido na mais importante cidade do país. Uma festa que, segundo o Secretário da Frelimo em Maputo, Francisco Mabjaia, “ainda não pode ser grande” porque estão à espera da declaração e validação dos resultados pelo Conselho Constitucional. “Deixemos os órgãos eleitorais terminarem o seu trabalho”, disse Mabjaia.
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos