O País – A verdade como notícia

Eneas Comiche honrou a “largada”, Moztek Pro acelerou para o pódio

Foto: O País

A equipa da Moztek Pro foi, com um total de 71 pontos, a grande vencedora do 1º Super Grande Prémio Picanto Cup, prova realizada sábado, no Autódromo Internacional de Maputo.

Prova repleta de incidências. Pilotos a encetarem notável recuperação de lugares, incidentes de permeio e pronta intervenção do “safety car”, ou seja, a equipa de intervenção.

Em suma, este é um registo de uma tarde de 22 de Abril de 2023, que ficará indelevelmente gravada na memória dos amantes do desporto motorizado, no geral, e do Picanto Cup, em particular. Dia, de resto, de abertura da época 2023 do 1º Super Grande Prémio Picanto Cup. Dia de coroação à altura de grandes eventos dos respectivos vencedores: Moztek Pro. Na combinação das quatro mangas, a Moztek amealhou 14 pontos na “A1”, 20 na “A2” e “B1” e 17 na “B2”.

Com as bancadas preenchidas, factor inspirador para os pilotos, houve registo de provas renhidas e com desfecho imprevisível. Foi preciso pisar mais no acelerador e contornar melhor as gincanas para que Moztek Pro se destacasse com maior pontuação.

Seguiu-se a equipa da Pro Data 23 (Manuel Barbosa e André Almeida), que amealhou 66 pontos, sendo que a contabilização por mangas ficou assim definida: 25 (A1 e B1) nas quais os seus pilotos estiveram em destaque e 14 (A2).

A fechar os lugares de pódio, tivemos a Five Star Racing com uma diferença de cinco pontos globais em relação ao segundo classificado: 61. A Five Star Racing somou 20 pontos na manga “A1”, 14 na “B2” e 25 na “B2”.

Pódio justo a avaliar pela prestação ao longo das quatro mangas das 14 equipas que deram corpo à primeira de seis provas do campeonato.

Em dia de grandes disputas, não faltaram estreias de novos pilotos cujo percurso no desporto motorizado não podia estar na academia de karting do ATCM.

O piloto Jefrey Novela disputou a prova pela primeira vez em representação da equipa da Vodacom Business. Formado na academia de karts do ATCM, Novela teve um arranque menos bom, mas depois conseguiu recuperar algumas posições.

O sucesso da prova é uma combinação perfeita da entrega total dos pilotos e do trabalho do ATCM para colocar o Autódromo Internacional de Maputo novamente em condições de acolher provas, depois das inundações urbanas.

O caminho é ainda longo para se atingir a perfeição, tal como fez questão de reconhecer o presidente do Automóvel & Touring Clube de Maputo, Rodrigo Rocha.

 

ENEAS COMICHE FEZ A LARGADA

Foto: O País

“(…) Milhões de braços, uma só força”. O trecho do “Pátria Amada”, hino nacional entoado durante a cerimónia de abertura do 1º Super Grande Prémio Picanto Cup é, seguramente, uma fonte de inspiração para um grupo de entusiastas do desporto motorizado (ainda que reduzido e não chegue ao milhão de pessoas) que sonhou em promover um evento de grande dimensão que atravessasse fronteiras e se transformasse numa marca! Marca pois o Super Grande Prémio Picanto já ultrapassou a dimensão nacional e é referenciado em outros quadrantes onde a prova é acompanhada através de várias plataformas.

Daí a abertura do campeonato ter sido honrada, sábado, pela presença do edil de Maputo, Eneas Comiche que se mostrou entusiasmado com o sucesso que o campeonato alcançou.

Aliás, Comiche fez mesmo questão de, após a entoação do hino e saudação aos pilotos, empunhar a bandeira verde e fazer a largada para a formação da grelha de partidas da manga “A 1”.

Acompanhado por Rodrigo Rocha, presidente do ATCM, o edil de Maputo percorreu, na ocasião, a pista do ATCM para se inteirar do processo de manutenção da infra-estrutura.

 

EMOÇÃO A RODOS NAS BANCADAS DO AUTÓDROMO…

O público marcou presença em peso na 1ª prova do Super Grande Prémio Picanto Cup e Bravacant. Os espectadores vibraram com o espectáculo proporcionado pelos pilotos.

Autódromo Internacional de Maputo abarrotado. Jovens, adultos, crianças e idosos não quiseram perder as grandes emoções da designada fórmula 1 de Moçambique.

À medida que os pilotos saíam das “boxes”, alinhavam na grelha de partidas e aceleravam ao sinal da luz verde, a adrenalina crescia nas bancadas.

A dose extra de grandes emoções provocadas pelo roncar dos motores não deixava espaço para dúvidas: o Super Grande Prémio Picanto Cup é um evento recomendável para quem gosta de viver e registar experiências únicas.

A ânsia, claramente, tomou conta de quem desenvolveu, nas edições passadas, empatia com os pilotos que proporcionaram um grande espectáculo.

Mas há uma razão por trás de toda a emoção e euforia do público. Os mecânicos, que afinam as máquinas, e a concentração dos pilotos antes de cada prova, desenvolvem um trabalho invisível aos olhos dos espectadores. Tudo preparado ao mínimo detalhe

A cada incidente ou mesmo toque, a agitação cresce nas boxes e o preparo da viatura para a prova que se segue é a palavra de ordem.

Fechou, em grande, a primeira prova do Super Grande Prémio Picanto Cup. Começa, desde já, o acelerar dos motores para a próxima paragem: 20 de Maio, data da segunda prova.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos