Algumas avenidas da capital moçambicana foram bloqueadas por manifestantes, na manhã desta quarta-feira, primeiro dos três dias determinados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, em protesto aos resultados eleitorais. Condutores desligaram motores das suas viaturas no meio das faixas de rodagem. Alguns o fizeram por obrigação dos manifestantes, que montaram barricadas nas vias.
No início da Avenida 24 de Julho, na zona da Malanga, por exemplo, os manifestantes não só montaram barricadas, como também realizaram jogos no meio da estrada, de forma que os carros que saíam da Matola não tivessem acesso ao centro da Cidade de Maputo.
Situação semelhante registou-se nas avenidas de Moçambique, Vladimir Lenine, Karl Max, entre outras. As viaturas, a partir de diferentes locais da capital do país, eram impedidas de circular para ter acesso ao centro da cidade.
Os condutores que tentavam seguir viagem eram orientados pelos manifestantes a estacionar as suas viaturas, ou então voltar para as suas casas.
Em vários locais da urbe, o comércio informal decorre de forma tímida.