O País – A verdade como notícia

Duplas femininas entram a vencer no “africano” de vólei de praia

Fotos: Olho Clínico

Moçambique alcançou as suas primeiras vitórias no Campeonato Africano de Vólei de Praia, prova que decorre em Agadir, no Marrocos. Na primeira jornada da fase regular, as duplas femininas somaram as primeiras vitórias, com destaque para a dupla composta por Ângela Tembe e Natália Intego, na sua estreia nesta competição.

Mas a primeira dupla a entrar em cena foi Vanessa Muianga e Ana Paula Sinaportar, que não teve grandes dificuldades para levar de vencida a dupla da Zâmbia, composta por Grace Daka e Grace Manyela, por dois sets a zero, com parciais de 21-12 e 21-05.

A dupla moçambicana provou em campo a sua hegemonia nesta modalidade e assumiram a intenção de se candidatarem às medalhas nesta competição.

Logo a seguir, foi a dupla Ângela/Natália, que defrontou as sudanesas Ebtisam Rakhis e Abdulbary. Estas também não tremeram e fizeram uma estreia positiva ao vencerem pelo mesmo resultado das compatriotas, 2-0, diferenciando em alguns parciais.

Ângela e Natália venceram o 1º set por 21-05, vencendo o segundo por 21-14, colocando-se na frente do seu grupo.

Em masculinos, a dupla, composta por Ainadino Martinbo e Jorge Monjane, teve um arranque para esquecer, ao somar uma derrota diante da dupla da Gâmbia.

Ainadino e Jorge perderam para Jarju e Koita por 2-1, em termos de sets, com os parciais de 21-15, 15-21, e 15-10, comprometendo as aspirações de qualificação.

Aliás, a dupla moçambicana está inserida no chamado grupo de morte, em que perfilam os candidatos à conquista de medalhas.

Em masculinos, a prova será disputada até ao limite, uma vez que todas as duplas estão empenhadas em conseguir um dos quatro lugares que dão acesso aos Mundiais do México, em 2023.

 

DESISTÊNCIA DE ÚLTIMA HORA ALTERA COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS EM FEMININOS

Algumas desistências de selecções que deviam disputar o Campeonato Africano das Nações de Vólei de Praia em femininos ditaram a alteração da composição dos grupos inicialmente pré-definidos.

A dupla moçambicana composta por Vanessa e Ana Paula, devia, inicialmente, defrontar as duplas de Burundi, Congo e Sudão, mas, na alteração de última hora, continua no mesmo grupo B, mas já com as duplas da Zâmbia (Daka e Manyele), já derrotadas, do Burundi (Chanelle Irankunda e Pamella Irakoze) e do Congo (Bénédict Biyela e Mpeti Lê-lo).

Ou seja, as duplas iniciais do Burundi (Kamwemwe e Kaze) e do Sudão (Ebtisam e Abdullbary), que deviam defrontar Vanessa e Ana Paula, no grupo B, passaram para o grupo C, devendo cruzar caminhos da outra dupla moçambicana, composta por Ângela Tembe e Natália Intego.

Esta dupla moçambicana defronta, também, a dupla nigeriana composta por Esther Mbah e Rafiat Mustapha, saindo deste grupo as duplas das Maurícias (Rigobert e Bonne), da Nigéria (Albertina e Wushilang) e da Serra Leoa (Fatmata e Fofana).

No que diz respeito aos masculinos, tudo continua como foi desenhado no início.

 

TAÇA DAS NAÇÕES DE VOLEIBOL DE PRAIA

VÓLEI DE PRAIA FEMININO

Vanessa/Ana Paula 2-0 Daka/Manyele

Parciais de 21-12 e 21-05

Angela/Natália 2-0 Ebtisam/Abdulbary

Parciais de 21-05 e 21-14

 

VÓLEI DE PRAIA MASCULINO

Ainadino/Jorge 1 – Jarju/Koita 2

Parciais: 21-15, 15-21 e 15-10

Mondlane/Mungoi –  Guelord/Moise

Parciais de

 

COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS

FEMININOS: GRUPO “B”

Moçambique: Vanessa Muianga X Ana Paula Sinaportar

Zâmbia: Grace Daka e Grace Manyele

Burundi: Chanelle Irankunda e Pamella Irakoze

Congo: Bénédict Biyela e Mpeti Lê-lo

 

FEMININOS: GRUPO “C”

Moçambique: Ângela Tembe e Natália Intego

Sudão: Ebtisam Rakhis e Abdulbary

Nigéria: Esther Mbah e Rafiat Mustapha

Burundi: Gynette Kamwemwe e Delly-Drice Kaze

 

MASCULINOS: GRUPO “B”

Moçambique: Ainadino Martinho e Jorge Monjane

Gâmbia: Amadou Jarju e Jahara Koita

Nigéria: Obayemi Ogunshima e Simon

 

MASCULINOS: GRUPO “C”

Moçambique: José Mondlane e Osvaldo Mungoi

Congo: Guelord e Moisés

Seychelles: Vel e Lozaique

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos