A cidade de Nampula foi palco, de 29 de Agosto a 3 de Setembro, da fase de apuramento da zona norte para a Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal. Foram, feitas as contas, seis formações que deram corpo ao certame, nomeadamente Ferroviário de Nampula, Academia New Vision de Nampula, Núcleo Desportivo de Expansão de Cabo Delgado, Niassa Basquetebol Team de Lichinga, Associação Desportiva Mucopelinhas de Nacala e Academia New Vision de Pemba. Ao cabo de cinco jornadas, o Ferroviário de Nampula terminou a prova invicto, vencendo, desta forma, a fase de apuramento da zona norte com dez pontos.
A prova, organizada pela Liga Moçambicana de Basquetebol, contou com a colaboração da Associação Provincial de Basquetebol de Nampula (APBN), organismo dirigido por Albino Dimene, e outros parceiros.
Na hora do balanço, Albino Dimente frisou que “fazemos uma avaliação positiva dado que os objectivos traçados foram alcançados em todos os aspectos, tendo o Ferroviário de Nampula se mantido cabeça-de-série.” Para Albino Dimene, “a Associação Provincial de Basquetebol de Nampula cumpriu a sua missão com zelo e dedicação.”
Num cenário em que as agremiações desportivas enfrentam problemas financeiros para viabilizar actividades, a Associação Provincial de Basquetebol da Cidade de Maputo arregaçou as mangas para que a fase de apuramento da zona norte acontecesse sem sobressaltos. “Devo dizer que, para que a prova decorreu sem sobressaltos, tivemos que nos aproximar ao empresariado local e amantes da bola ao cesto e simplesmente as coisas aconteceram”, observou o presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Nampula.
Em termos competitivos, garante Albino Dimene, a competição merece destaque porquanto houve entrega por parte das equipas que proporcionaram um bom espectáculo. “Damos nota 20 para a prova. A prova elevou os níveis de todos os envolvidos. Estamos todos de parabéns pelo sucesso que a prova foi.”
A cidade de Nampula voltará a sediar, entre os dias 3 a 8 de Outubro próximo, a série “A” da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal, certame que vai contar com a participação do Ferroviário de Nampula, Costa do Sol, Sporting de Quelimane, Academia New Vision de Nampula, A Politécnica e Clube Desportivo Municipal da Beira.
“Para a fase que se segue, os objectivos mantêm-se em relação ao representante da província e vai um recado para que eles se reforcem nas posições em que tiveram algumas dificuldades.”
A série “B” estará sediada na cidade da Beira, onde se vão bater as formações do Ferroviário da Beira, Ferroviário de Maputo, Maxaquene, Academia New Vision de Pemba, Academia de Basquetebol de Sofala e Núcleo Desportivo de Expansão de Pemba.