O País – A verdade como notícia

banner_02

Deus no céu, eles na “catedral”

Ferroviários de Maputo e Beira defrontam-se, esta segunda-feira, às 18h00, no pavilhão do Maxaquene, no jogo um do “play-off” da final da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal. Este jogo será transmitido pela Stv e Stv Notícias.

Uma modalidade que, no passado, colocou Moçambique no olímpico de África e que hoje procura reerguer-se para voltar aos tempos áureos. E, neste processo, há dois Ferroviários que têm assumido o protagonismo na modalidade da bola ao cesto nos últimos anos.

Duas “locomotivas”, aliás, que voltam a “colidir” numa luta de cortar o fôlego a qualquer um. Pelo que, hoje, na catedral do basquetebol moçambicano, teremos um jogo de grande intensidade. Pudera, estamos em presença de alguns dos melhores jogadores da actualidade em Moçambique aos quais se juntam alguns reforços vindos do estrangeiro que emprestam qualidade a Liga. Primeiro classificado da fase regular, o Ferroviário de Maputo tem o privilégio de fazer os jogos um e dois em “casa”. Casa, de resto, que foi talismã para Ferroviário de Maputo em Fevereiro último quando venceu ao Ferroviário da Beira (73-52), na final do Torneio dos Heróis Moçambicanos.  

Noite de gala de Manuel “Mango” Uamusse, extremo que contabilizou 19 pontos na final, tendo-se destacado com as suas bombas na linha dos 6.75 metros.

Este ano, precisamente a 3 de Agosto, o Ferroviário de Maputo superiorizou-se ao rival vencendo por 79-69 no jogo da primeira jornada da fase regular da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal.

Bem comandados por Milagre “Mila” Macome, os vice-campeões nacionais querem recuperar o título perdido ano passado na Beira. Para tal, contam na sua estrutura com atletas de selecção nacional tais com os armadores Pio Matos, Orlando Novela e Baggio Chimonzo, os extremos e lançadores  Ermelindo "Mindo"  Novela, Stélio Rodrigues, Francisco "Chiquinho" Macarrigue e Álvaro Maso (espanhol).

Nas posições quatro e cinco, há peso e altura: Octávio “Maguila” Magoliço, Edson Monjane, Dércio “Dado”, Inélcio “Chirinho” Chire (que tem contabilizado poucos minutos) e o americano Eric Coleman. Forte no jogo exterior, nos contra-ataques e nas tabelas, o Ferroviário de Maputo aponta para o seu quarto título depois dos troféus erguidos em 2008, 2011 e 2016.  E, diga-se, fechar a época em grande depois de ter conquistado o Torneio de Abertura e a Engen Maputo Basket, Campeonato da Cidade. Na fase regular, os “locomotivas” da capital perderam apenas um jogo com o Costa do Sol por três pontos: 80-77.

Beira não está para brincadeiras

Campeão em título, o Ferroviário da Beira é também orientado por um treinador com uma folha de serviço de invejar: Nasir "Nelito" Salé.

 A ganhar forma, até pela falta de ritmo competitivo em Sofala, o Ferroviário da Beira tem igualmente uma estrutura equilibrada e soluções em todas as posições para lutar pela revalidação.  Nelito manteve a base americano Angelo Warner, ele que ano passado reforçou a equipa e explodiu na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em Radés, na Tunísia. Warner assume o papel de base principal, sendo que André "Papaíto" Velasco e Ivan Cossa são as outras opções para a posição um. Nos lançamentos abertos, Ismael “Timo” Noormad, Elves “Stam” Honwana, Ivan Machava e Angelo Warner foram os destaques na fase regular e nas meias-finais. David “Mano” Canivete, outro jogador de selecção nacional e presença no cinco inicial, é das fortes apostas para a revalidação do título.

Mas não só: uma tabela muito forte com Elton Ubisse e Carlos Marinze, postes com muita força e para o embate, Custódio Muchate, atleta que aparece hoje por hoje a lançar, e o americano Jeffrey Fuhmbule. Vencedor de todas as provas ao nível da cidade da Beira, o Ferroviário tem na Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal o grande objectivo da temporada. E há um grande investimento que foi feito para a conquista da prova. Tal como o seu adversário da final, o Ferroviário da Beira perdeu apenas um jogo na fase regular da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal. Depois, passeou a sua classe aplicando “chapa 100” aos adversários. Fora de Maputo, vai procurar resultados que permitam facilitar a sua vida em casa nos jogos três e quatro.

Jogos na Stv e Stv Notícias

Numa parceria com a ZAP, a Stv e Stv Notícias irão transmitir os jogos um e dois da grande final da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal permitindo, desta forma, que os moçambicanos possam acompanhar estes momentos emocionantes. E, porque o raio da Stv Notícias chega ao estrangeiro e a plataforma “Stv play” está disponível bastando apenas baixa-la, os moçambicanos no estrangeiro podem acompanhar estes jogos de grande intensidade. Na Beira, tal como na fase regular e nas meias-finais, a Stv e Stv Notícias irão transmitir igualmente os jogos quatro e cinco do “play-off” da final da Liga Moçambicana de Basquetebol Mozal. Afinal, o basquetebol moçambicano joga-se na Stv.

FINAL LIGA MOÇAMBICANA DE BASQUETEBOL MOZAL

Quadro de jogos

Jogo 1

Terça-feira, 18h00

Pavilhão do Maxaquene

Ferroviário de Maputo vs Ferroviário da Beira

Quarta-feira, 18h00

Jogo 2

Ferroviário de Maputo vs Ferroviário da Beira

Sexta-feira, 18h00

Pavilhão do Ferroviário da Beira

Ferroviário da Beira vs Ferroviário de Maputo

Sábado, 18h00

Ferroviário da Beira vs Ferroviário de Maputo

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos