O País – A verdade como notícia

Descobertos 25 mil novos casos de cancro no país em 2018

Pelo menos 25 mil novos casos de cancro foram descobertos em 2018 no país. O Sarcoma de Kaposi é o mais frequente e a província de Maputo é a que regista maior número de casos. Os dados foram divulgados hoje pelo Ministério da Saúde, que apela que se faça o rastreio e a prevenção de todos os tipos de cancro.

Fevereiro é mundialmente conhecido como o mês de luta contra o cancro. Afinal é neste mês que se assinala o dia mundial da luta contra o cancro e o dia internacional da criança com cancro. Foi neste âmbito que o Ministério da Saúde convocou uma conferência de imprensa, onde partilhou dados sobre a situação actual do cancro no país.

E o cancro do colo do útero, que ocorre só em mulheres é o que mais mata. A principal causa é a infecção pelo vírus papiloma Humano transmitido através de relações sexuais.

Prevenir e descobrir cedo a doença são as melhores ferramentas para o seu combate, daí que especialistas recomendam para que se evite a exposição aos factores de risco, tais como o álcool.

Palestras, campanhas de cirurgias feitas por especialistas nacionais, dos Estados Unidos e do Brasil, sensibilização em locais com aglomerados são algumas das actividades que vão marcar o mês da luta contra o cancro no país. Ainda este trimestre, será introduzido o serviço de radioterapia no Hospital Central de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos