O País – A verdade como notícia

banner_02

Criada Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo

O Conselho de Ministros criou a Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo (AMT), uma instituição pública com autonomia administrativa e financeira que vai planificar e gerir o sistema integrado de transportes em Maputo, Matola, Boane e Marracuene.

A criação da AMT vai implicar a restruturação das empresas municipais de transporte público, o juste tarifário e a concessão de rotas.

O primeiro lote dos 300 autocarros chega este mês e a sua distribuição pelos operadores será feita pela AMT. Além do Ministério dos Transportes e Comunicações, a criação da AMT envolveu o sector privado (Fematro), municípios e UEM.

Ainda na sessão de Conselho de Ministros de hoje, o Governo anunciou ainda a aprovação do decreto que introduz o seguro de saúde para funcionários e agentes do Estado. O sistema será financiado pelos próprios beneficiários através de descontos salariais, cuja percentagem ainda não foi fixada. Atendendo a necessidade de organização do sistema, o seguro de saúde para o sector púbico só poderá entrar em vigor em 2019.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos