O País – A verdade como notícia

Compensação aos transportadores continua a falhar

A FEMATRO diz que ainda não recebeu todos os pagamentos das compensações aos transportadores, prometidos desde Julho, pela Agência Metropolitana de Transportes de Maputo. O órgão diz ainda que alguns transportadores já começaram a arrumar as suas viaturas devido aos altos custos de operação.

A garantia de compensação aos transportadores vem-se estendendo desde Julho, e a última promessa indicava a terceira semana de Outubro, mas, até esta terça-feira, primeiro dia de Novembro, tal não aconteceu e os transportadores queixam-se de prejuízos.

Segundo a Federação Moçambicana das Associações dos Transportadores Rodoviários, os operadores estão a ficar descapitalizados, sem poder financeiro para manter os seus carros em circulação.

De acordo com o presidente da FEMATRO, Castigo Nhamane, as falhas constantes no pagamento das compensações aos transportadores faz com que alguns transportadores comecem a especular preços dos transportes em algumas rotas.

Isso aconteceu, por exemplo, nas rotas Patrice Lumumba–Liberdade, cidade da Matola e Lusalite.

“As mensagens anunciavam o reajuste do preço do ‘chapa’ a partir de 1 de Novembro, entretanto houve uma reunião, ontem, 31 de Outubro, com o Ministério dos Transportes e Comunicações e a FEAMTRO. O encontro foi dirigido pelo vice-ministro e prometeu que, na primeira semana de Novembro, será feita a compensação da maior parte da dívida aos transportadores”, referiu Castigo Nhamane.

Sobre o subsídio aos passageiros, o Governo garantiu início entre Outubro e Novembro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos