O País – A verdade como notícia

Cimeira EUA-África é uma excelente oportunidade para atrair investimento ao país

A abertura da 12ª Cimeira de Negócios EUA-África, a decorrer no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na capital do país, foi feita pelo Presidente da República. Discursando sobre a importância desta iniciativa, Filipe Nyusi defendeu que esta é uma excelente oportunidade para atrair investimento estrangeiro ao país, o que condiz com o que o Governo tem vindo a fazer para atrair capital externo.

Sendo a Cimeira EUA-África um espaço privilegiado para se reflectir sobre negócios, Filipe Nyusi entende que a escolha de um país africano para acolher uma iniciativa de grande dimensão como esta revela a importância que os Estados Unidos dão ao continente no xadrez económico global. Por isso mesmo, afirmou Nyusi, a realização do fórum nesta altura enche de orgulho os moçambicanos, dando-lhes muita responsabilidade.

O Presidente da República agradeceu pela confiança de se fazer de Moçambique o anfitrião do evento que reúne homens e mulheres de vários cantos para identificarem oportunidades que os países da África subsaariana precisam para poderem exportar os seus produtos para Estados Unidos.

De modo que a 12ª Cimeira de Negócios EUA-África constitua uma vantagem, Nyusi recomenda que os intervenientes saibam conceber estratégias assertivas, com capacidade de negociar com os parceiros da melhor forma possível, até porque Moçambique é um exemplo de futuro promissor.

De acordo com o Presidente da República, a economia nacional continua a crescer mesmo estando a enfrentar alguma desaceleração, este ano, devido às calamidades naturais que assolaram muitos moçambicanos. Ainda assim, Nyusi prevê a retoma de crescimento de cerca de 6% até 2020.

Filipe Nyusi exortou os empresários dos Estados Unidos a aproveitar o ambiente de negócio existente em Moçambique, na região e em África.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos