O País – A verdade como notícia

Chiquinho Conde tem Pinho, Gianluca, Zidane e o resultado garantido

A selecção nacional de futebol na categoria de sub-23 começou da melhor maneira possível a sua caminhada para o campeonato africano, ao vencer a sua congénere das Ilhas Maurícias, por 3-0, em partida inserida na primeira mão da primeira eliminatória.

Entre avanços e recuos, os Mambinhas deram um importante passo rumo ao CAN da categoria, prova que vai ter lugar em Marrocos, no próximo ano.

Com uma selecção composta por jogadores que ainda estão à procura de um lugar ao sol, Chiquinho Conde abordou o jogo de forma inteligente, colocando as suas melhores pedras nos devidos lugares.

Jogando em casa, os Mambinhas assumiram as despesas do jogo, facto que concorreu para que, à passagem do minuto 13, abrisse o activo, através de Pinho, que surgiu desguarnecido a encostar o esférico no fundo das malhas, depois de uma assistência de Horácio.

Os jogadores do combinado das Maurícias mostravam-se impotentes para fazer frente à equipa de Chiquinho Conde, na medida em que não conseguia explanar o seu jogo. Em contrapartida, os Mambinhas chegam sempre com perigo à baliza adversária, embora não conseguissem concretizar.

Num momento de inspiração, Gianluca, e como que justificar a camisola set nas costas, levantou o estádio. O pequeno grande jogador ganhou a bola do lado esquerdo, tirou dois adversários do caminho e finalizou com classe. Estava feito o segundo golo da partida. Sem esboçar nenhuma reacção, as Maurícias limitavam-se apenas a acompanhar a banda.

Das poucas vezes que os mauricianos tentam passar a linha divisória do campo, as suas chamadas esbarravam na cortina defensiva formada por Chiquinho Conde, que tinha como líder o defesa central do Ferroviário da Beira, Fóia. A primeira parte terminou com os Mambinhas em vantagem no marcador.

Na segunda parte, as Maurícias entraram melhor que na primeira, tendo em conta que conseguiam elaborar o seu jogo, facto consubstanciado pelas visitas constantes à baliza defendida por Teixeira. Não obstante esse ascendente dos mauricianos, foram os Mambinhas que chegaram ao terceiro golo.

Moçambique ganha uma falta na grande área. Na cobrança, Gianluca marca, mas o árbitro entendeu que deveria repetir, ao que fez. Sucede que, na segunda, a tentativa falhou.

Os treinados de Chiquinho Conde marcaram, com este resultado, um significativo passo rumo ao campeonato africana da categoria. Os Mambinhas voltam a jogar, esta terça-feira, em Port Louis. O combinado moçambicano partiu hoje para as Maurícias, sendo que a chegada está prevista para esta segunfa-feira.

 

UD SONGO: UM LÍDER QUE TEM UM REI INTOCÁVEL

A União Desportiva de Songo recebeu e venceu a Associação Black Bulls, por 3-0, em jogo da 12ª jornada do Moçambola. Lau King foi o herói do jogo, ao marcar os três golos dos “hidroeléctricos”.

 

A União Desportiva de Songo continua impecável no Moçambola, sobretudo quando joga em casa. Os únicos representantes da província de Tete na maior prova futebolística nacional, não têm facilitado a vida dos seus adversários.

Na presente ronda, naquele que era o jogo de cartaz da jornada, os “hidroeléctricos” voltaram a ser eficientes, diante da Black Bulls, por sinal campeão em título. Como tem sido hábito, Lau King voltou a ser o herói do jogo, ao marcar um “hat-trick”.

O internacional moçambicano lidera a lista dos melhores marcadores do campeonato, com oito golos. Mas mais do que as estatísticas individuais, o resultado serviu para que a União Desportiva de Songo cimentasse a liderança. Os “hidroeléctricos” somam, neste momento, 32 pontos na primeira posição, mais 11 que o seu adversário, no caso Black Bulls.

Na próxima jornada, a União Desportiva de Songo recebe a Associação Desportiva de Vilankulo, equipa que, na presente ronda, empatou a uma bola na sua deslocação ao terreno do Costa do Sol.

Os “canarinhos” continuam sem encontrar o caminho certo para as vitórias. Por seu turno, os “hidrocarbonetos” tentam a todo custo fazer uma boa campanha, embora sem consistência. Com este resultado, o Costa do Sol está na quarta posição com 19 pontos, enquanto a Associação Desportiva de Vilankulo ocupa a nona posição, com 13 pontos.

Na ronda que se segue, os “canarinhos” vão medir forças com a Liga Desportiva de Maputo. Já os “hidrocarbonetos”, recebe a União Desportiva de Songo. O Ferroviário de Nampula conseguiu uma importante vitória, diante do seu homónimo de Nacala, por 2-0. Os “locomotivas” de Nampula somam 20 pontos, na terceira posição.

Noutra partida envolvendo os Ferroviários, os “locomotivas” da Beira venceram o seu homónimo de Maputo, por duas bolas a uma. O Ferroviário da Beira ocupa a sétima posição, com 16 pontos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos