O País – A verdade como notícia

Brasil ajuda Moçambique a duplicar produção de medicamentos

Brasil irá apoiar Moçambique a duplicar produção de medicamentos a partir de 2019, a iniciativa insere-se na parceria entre Brasil e a Sociedade Moçambicana de Medicamentos (SMM).

A SMM, que dispõe de capacidade técnica para produzir 10 tipos de medicamentos diferentes para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão, doenças mentais e inflamações, vai também fornecer 150 milhões de comprimidos de paracetamol ao país, escreve o Macauhub citando um comunicado do governo federal.

O director da SMM, Evaristo Madime, adiantou que outros cinco medicamentos poderão ser fabricados, pois os governos dos dois países decidiram procurar outros tipos de parcerias estratégicas para alargar a carteira de produtos da sociedade.

“O primeiro objectivo é a produção de medicamentos para o Serviço Nacional de Saúde, ou seja, medicamentos hospitalares, mas a pouco e pouco estamos a entrar no sector privado, seja para fornecer as farmácias como para as clínicas particulares”, disse o director da SMM.

O então embaixador do Brasil em Moçambique, Rodrigo Baena Soares, disse que este tipo de cooperação também é importante porque ajuda no desenvolvimento de técnicas e impulsiona a produção de conhecimento também no Brasil.

A cooperação entre o Brasil e Moçambique nesta área, através da Fundação Oswaldo Cruz, foi iniciada em 2003 motivada pela elevada taxa de HIV/SIDA entre a população moçambicana.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos