O presidente da Federação Moçambicana de atletismo, Kamal Badrú, afirma que Steven Sabino está recomposto e vai competir no mundial de juniores da modalidade, que terá lugar no Peru, na última semana deste mês. Sabino foi desqualificado dos jogos olímpicos depois de uma partida em falso.
A desqualificação do jovem atleta moçambicano Steven Sabino, devido a uma partida em falso, nos jogos olímpicos de Paris, continua a merecer destaque na imprensa mundial.
Um jornal electrónico brasileiro escreve: Velocista Moçambicano em prantos é a recente vítima da regra mais cruel do Desporto.
O apelo feito ao árbitro principal da corrida não surtiu efeito, uma vez que a decisão é o cumprimento das regras olímpicas.
“Eu ouvi um barulho, e como é pistola eléctrica, eu fui, porque a pistola elétrica que estamos a usar lá em África é diferente, era o mesmo som, então, eu fui e foi uma falsa partida. Depois pedi para correr em protesto, porque nós temos o direito de correr em protesto quando alguma coisa acontece, mas eles me negaram. Peço muitas desculpas a todos, eu estava muito preparado para esta competição”, lamentou o atleta moçambicano Steven Sabino.
O presidente da Federação Moçambicana de atletismo, Kamal Badrú, está ciente das regras do Comitê Olímpico Internacional, mas condena a atitude do árbitro.
“O júri de partida não pediu silêncio, é importante que se tenha isso em conta. O júri não pediu silêncio e havia muito barulho no estádio, então na concentração do miúdo que queria demonstrar ao mundo que o novo talento prevalece, partiu, infelizmente, e tivemos aquela falsa partida”, disse.
Kamal Badrú assegura que o atleta está firme e recomposto para competir no mundial de juniores no Perú, onde Moçambique contará com a participação de três atletas.
“Vão partir os três atletas no dia 24 para o Peru e vão representar o país, e quiçá, um ou dois atletas voltem com as medalhas, porque olhando para as marcas e o ranking mundial, somos de referência. O exemplo da Nélia Pinga é a oitava melhor atleta de África…”, acrescentou.
A delegação moçambicana que vai ao mundial de atletismo parte no dia 24.