O País – A verdade como notícia

Município de Maputo atribui Chave da Cidade à Presidente tanzaniana

Foto: O País

Samia Shulu Hassan reconhece que há muitos tanzanianos em Maputo e quer que façam negócios para benefícios mútuos. A Presidente da Tanzânia falava, hoje, após receber a maior distinção do Município de Maputo.

Há cerca de cinco meses, o Conselho Municipal de Maputo atribuiu a Chave da Cidade ao Presidente do Zimbabwe.

Desta vez, a mais alta distinção do Município de Maputo foi para a Chefe de Estado da Tanzânia, que agradeceu o gesto e apelou à abertura de oportunidades socio-económicas para tanzanianos que residem na cidade.

“Nós, Tanzânia, reconhecemos que existem muitos cidadãos tanzanianos que vivem de negócios aqui, em Maputo. Os nossos dois governos concordaram em encorajar-lhes que cooperem com a contraparte em Moçambique e que façam mais negócios em benefícios mútuos para os nossos países e populações. Nós vimos a necessidade de as pessoas aproveitarem as relações bilaterais entre os dois países para colocar os nossos investimentos em melhor posição em ambos os lados”, afirmou, Samia Suluhu Hassan, Presidente da República Unida da Tanzânia.

Segundo o edil de Maputo, Eneas Comiche, a distinção resulta do papel de Samia Shulu Hassan no processo democrático da Tanzânia e das relações existentes entre os dois Estados e povos.

“Esta é a primeira vez que o Município de Maputo entrega a Chave da Cidade a uma Chefe de Estado e do mundo. A entrega é revestida de um simbolismo peculiar, pois nos remete a um período análogo, quando o saudoso Maulino Julius Nyerere, o primeiro Presidente a visitar Moçambique independente, recebeu, neste salão nobre, a Chave da Cidade, acompanhado pelo nosso igualmente saudoso Presidente Samora Machel”, destacou Eneas Comiche, edil de Maputo.

Eneas Comiche acrescentou, também, que a entrega da Chave da Cidade reflecte a abertura da capital e do país, com vista a elevar a cooperação entre as duas nações vizinhas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

“Esta é uma forma por nós encontrada para vos receber de forma solene e honrosa e perpetuar o nosso relacionamento, permitindo que os vários cidadãos tanzanianos que vivem nesta nossa bela cidade possam contribuir para o desenvolvimento da mesma”, finalizou Comiche.

A nível da Tanzânia, Samia Shulu Hassan é a segunda Presidente a receber a atribuição, depois de Julius Nyerere.

Com a distinção, a dirigente tanzaniana passa a ser munícipe de Maputo, com todos os direitos, deveres, obrigações e privilégios.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos