O biólogo marinho e investigador moçambicano baseado na Escócia, Simão Zacarias, ganhou prémio internacional de inovação em aquacultura, confirmou o facto à Stv, no princípio da noite desta sexta-feira.
Dos 30 nomeados de 17 países, dos quais Bélgica, Canadá, Chile, Dinamarca, Índia, Indonésia, Israel, Malásia, México, Holanda, Noruega, Panamá, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos da América, Tanzânia, e Tailândia, Simão Zacarias, do Instituto de Aquacultura da Universidade de Stirling, na Escócia, recebeu o prémio “Global Aquaculture Innovation Award pela Global Aquaculture Alliance (GAA)”.
Para o efeito, houeve uma votação dos principais académicos e figuras da indústria de todo o mundo.
A investigação de Simão Zacarias centrou-se na prática comum, e controversa, da “ablação unilateral” e desmascarou a crença de que a prática resulta numa maior produção de ovos. Em vez disso, demonstrou que, na realidade, aumenta a vulnerabilidade à doença.
O biólogo e investigador moçambicano provou que uma taxa semelhante de produção de ovos pode ser alcançada fornecendo aos reprodutores de camarão rações nutritivas de alta qualidade e que tem benefícios para o bem-estar animal e para a produção alimentar sustentável.
Investigador Pós-Doutorado na Stirling, Simão Zacarias terminou o seu Bacharelato em Biologia Marinha e o seu grau de Honra na Escola Superior de Ciências Marinhas, Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique).
O académico prosseguiu com a obtenção do Mestrado em Aquacultura na Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil). Concluiu, recentemente, o seu doutoramento com o Grupo de Sistemas no Instituto de Aquacultura
O GAA, uma associação comercial internacional, sem fins lucrativos, dedicada ao avanço da aquicultura ambiental e socialmente responsável, estabeleceu o Prémio Global de Inovação Aquícola em 2012, para reconhecer indivíduos e empresas que encontrem novas soluções para os principais desafios que a aquacultura enfrenta.
Através do desenvolvimento das suas normas de certificação das Melhores Práticas de Aquacultura, GAA tornou-se a organização líder no estabelecimento de normas para a aquacultura de produtos do mar.