O País – A verdade como notícia

“Januário” concorre à 4ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas no Brasil

O filme de Milton Tinga e Rupia Júnior é um dos concorrentes da quarta edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB), realizada no Brasil. Os realizadores concorrem à categoria Melhor Roteiro e os vencedores serão anunciados sexta-feira.

Januário, o engenheiro à distância é uma curta-metragem que retrata a ineficácia do sistema nacional de educação moçambicano. Com cinco minutos de duração, o filme segue a história de um jovem universitário que se vê obrigado a interromper os estudos em regime presencial face à COVID-19. Escrito por Rupia Júnior, a curta-metragem concorre à categoria de Melhor Roteiro na Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB).

A possibilidade de levar a curta-metragem a um concurso brasileiro, na percepção de Milton Tinga, representa-se como muito vantajosa, pois, assim, o seu trabalho e do seu colega será visto a nível internacional. Além disso, o facto de concorrer ao MIMB, acredita o realizador, vai estimular mais jovens como ele a investirem na carreira cinematográfica.

Nesta quarta edição do concurso, Januário, o engenheiro à distância concorre à categoria Melhor Roteiro com mais cinco curtas-metragens. Ao realizador isso não assusta. Mesmo almejando a maior distinção, Tinga está consciente de que há outras vitórias importantes: “Nós esperamos alcançar a vitória, como qualquer concorrente do concurso espera. Mas, acima de tudo, esperamos adquirir experiências e posicionar o nosso filme no mais alto nível, para que possamos tirar o maior proveito disso”.

A quarta edição do MIMB arrancou no dia 31 de Março e realizar-se-á até 9 deste mês, sexta-feira. No mesmo dia, serão anunciados os grandes vencedores das seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Direcção, Melhor Roteiro, Melhor Actuação e Melhor Direcção de Arte. Ao evento cinematográfico concorrem 30 filmes do Brasil, Colômbia, Cuba, Caribe, Portugal, Angola, Guiné-Bissau e, claro, Moçambique.

O elenco de actores de Januário, o engenheiro à distância conta com Tosé João (Januário), Rui Munguambe (Chefe), Nélio Alzira (Vendedor) e Letícia Fernanda (Docente). O orçamento do filme foi de cinco mil meticais, tendo sido produzido graça à ajuda de pessoas próximas.

Para ajudar o filme moçambicano, basta ir ao site do MIMB, entrar na secção filmes, seleccionar Januário, o engenheiro à distância e votar.

SOBRE O MIMB

A Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba (MIMB) é um evento que promove a difusão das produções de realizadores negros. Nesta quarta edição, a programação será através de plataformas online VídeoCamp, YouTube e Zoom. Segundo a organização, além das exibições de filmes, serão promovidas actividades formativas como oficinas, masterclasses, debates, apresentações culturais e a segunda edição do concurso cultural de curtas de 1 minuto, entretanto, para jovens negros oriundos de periferias do Brasil.

O grande vencedor desta edição do concurso, em cada categoria, será distinguido com mil reais, cerca de 12 mil meticais.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos