O País – A verdade como notícia

Ao ritmo da “locomotiva” e “canário”?

À oitava jornada, campeão (Ferroviário de Maputo) e vice-campeão (Costa do Sol) batem-se na Engen Maputo Basket em seniores masculinos, num jogo entre as duas equipas mais “musculadas” financeiramente nesta prova.

É um jogo que desperta algum interesse pois, ano passado, Ferroviário de Maputo e Costa do Sol proporcionaram alguns jogos emocionantes e equilibrados nos play-offs da final da Engen Maputo Basket. E este equilíbrio estendeu-se a Liga Nacional de Basquetebol, na Beira, onde as duas equipas bateram-se bem na fase regular assim como nos play-offs das meias-finais, com o Ferroviário de Maputo a levar a melhor qualificando-se para a final.

Esta temporada, o Ferroviário de Maputo manteve a estrutura do ano passado para além de ter garantido a contratação de Hugo Martins, ex-Desportivo de Maputo, e Milton “Mitó” Caifaz, ex-Costa do Sol e com passagem pelo Imortal de Portugal onde foi campeão da 1ª divisão.   

Milagre “Mila” Macome assegura a manutenção de Orlando “Nando” Novela e Hermelindo “Mindo” Novela, dois jogadores que eram cobiçados pelo Ferroviário da Beira. Do plantel da época passada, transitam ainda Manuel “Mango” Uamusse, Dércio “Dado” Mula, Stélio Rodrigues, Octávio “Maguila” Magoliço e Pio “Lingras” Matos.
Detentores do troféu, os “locomotivas” da capital terão no Costa do Sol, uma vez mais, o seu adversário directo na luta pela revalidação do título.

Há, esta temporada, um Costa do Sol bastante focado na quebra da hegemonia do Ferroviário de Maputo. Após falhar ano passado a conquista da prova, caindo numa final em que deu bastante réplica, o Costa do Sol parte para esta temporada reforçado para fazer face a um adversário que tem dominado as provas da capital do país.

O conjunto de Miguel Guambe reforçou-se com Augusto “Gordo” Matos, actualmente a evoluir em Portugal sendo que irá integrar a equipa por alturas da Liga Mozal; Ivan Cossa, base que ano passado representou o Ferroviário da Beira; Amarildo Matos, ex-Desportivo; Asmilton Ribeiro, jovem poste que jogava na A Politécnica; e…Fernando “Nandinho” Mandlate, craque que há dois anos deixou o Ferroviário da Beira.

Nandinho, um dos melhores jogadores na sua posição e com grandes momentos no Maxaquene, está a treinar na equipa canarinha há sensivelmente duas semanas.
Espera-se que Nandinho volte aos grandes momentos a que nos habituou fazendo o público vibrar com o seu talento nato.

Na segunda linha nesta competição, vem o A Politécnica, uma equipa que poderá ressentir-se esta temporada do facto de ter perdido Edilson Tivane, base que se transferiu para o Ferroviário da Beira, e Asmilton Ribeiro para o Costa do Sol.
 
Quadro de jogos
Masculinos:
1ª jornada
Maxaquene       vs UP
Ferroviário “A” vs Ferroviário “B”
A Politécnica     vs Matolinhas
Atlético              vs  Desportivo
 
2ª jornada
A Politécnica     vs Costa do Sol
Atlético               vs UP
Ferroviário “B”    vs  Matolinhas
Ferroviário “A”    vs Desportivo
 
3ª jornada
Matolinhas    vs UP
Desportivo     vs Costa do Sol
Ferroviário “A”  vs Maxaquene
Ferroviário “B”  vs A Politécnica
 
4ª jornada
Costa do Sol vs Matolinhas
Maxaquene  vs Desportivo
A Politécnica  vs Ferroviário “A”
Atlético           vs  Ferroviário “B”
 
5ª jornada
UP                 vs Costa do Sol
Matolnhas   vs  Maxaquene
Desportivo vs A Politécnica
Ferroviário “A”  vs Atlético
 
6ª jornada
Desportivo         vs Matolinhas
Ferroviário “A”   vs UP
Ferroviário “B”    vs Costa do Sol
Atlético                 vs  Maxaquene
 
7ª jornada
Costa do Sol   vs Maxaquene
UP                     vs  A Politécnica
Matolinhas      vs Atlético
Desportivo      vs  Ferroviário “B”
 
 
8ª jornada
UP                    vs Desportivo
Costa do Sol    vs Ferroviário “A”
Maxaquene      vs   Ferroviário “B”
A Politécnica     vs Atlético
 
 
9ª jornada
Maxaquene   vs A Politécnica
UP                    vs   Ferroviário “B”
Matolinhas     vs    Ferroviário “A”
Costa do Sol    vs   Atlético

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos