O País – A verdade como notícia

António Pascoal eleito presidente da Assembleia Provincial de Maputo

A cerimónia de investidura dos membros da assembleia provincial foi dirigida pela juíza do Tribunal Judicial da província, Memuna Manavela. O primeiro momento foi dedicado a confirmação da identidade e legitimidade dos eleitos mediante apresentação do Bilhete de identidade, após a leitura e assinatura da acta, coube a juíza presidente fazer a leitura do termo de declaração de investidura.

Após a investidura teve lugar a primeira sessão extraordinária da assembleia provincial que tinha como principal objectivo eleger o Presidente e vice-presidentes da Assembleia provincial. Deste processo os 80 membros presentes votaram António Miguel Pascoal, Amélia Ernesto ambos da bancada da Frelimo como presidente e primeira vice-presidente respectivamente, e Manuel Xadreque da Bancada da Renamo ficou como segundo vice-presidente. A juíza presidente investiu os vencedores, para em seguida convida-los a tomar os lugares de destaque para prestar juramento.

Assim já estavam criadas as condições para liderar a assembleia provincial, das mãos do representante do ministério da Administração Estatal, o presidente eleito recebeu os símbolos de poder que incluem a bandeira nacional, constituição da República, o pacote legislativo sobre os órgãos de governação descentralizada provincial e o martelo. Por fim houve troca de lugares entre a presidente do tribunal judicial e o presidente investido. Na sua intervenção, apelou o envolvimento de todos membros e uma discussão aberta.

As Bancadas da Renamo e MDM são unânimes em afirmar que a província de Maputo ressente-se da falta de melhores vias de acesso, energia, água potável e prometem contribuir com o seu conhecimento para a melhoria das condições de vida das populações.

Lembre-se que Frelimo tem na Assembleia provincial de Maputo 61 assentos, a Renamo 18 e o MDM tem apenas 2 assentos.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos