O País – A verdade como notícia

Amade Abubacar e Germano Adriano voltam hoje ao tribunal

Amade Abubacar e Germano Adriano, jornalistas da Rádio Comunitária de Nacedje em Macomia, província de Cabo Delgado, comparecem hoje em tribunal para instrução contraditória em torno dos factos que lhes são imputados pelas autoridades judiciais.

Os visados são acusados de difamação das Forças de Defesa e Segurança e instigação pública com recursos a meios informáticos a crimes relacionados com os ataques armados que desde Outubro de 2017 aterrorizam vários distritos de Cabo Delgado.

O advogado dos arguidos, António Messariamba não avançou detalhes sobre a ida dos dois jornalistas ao tribunal.

“O País” apurou que se trata de uma audiência que visa completar as provas que o Ministério Público não conseguiu reunir durante a instrução preparatória do processo 27/2019.

Amade Abubacar foi detido a 5 de Janeiro deste ano na vila de Macomia, quando reportava a chegada de deslocados dos ataques armados oriundos do posto administrativo de Mucojo.

Cerca de um mês depois foi a vez de Germano Adriano, também na vila de Macomia, depois de supostamente ter andado em parte incerta e ter sido considerado fugitivo durante cerca de um ano pelas autoridades.

Os dois arguidos foram restituídos a liberdade provisória 23 de Abril último, mediante o termo de identidade e residência.

Inicialmente, o Tribunal Judicial da Província de Cabo Delgado havia marcado a instrução contraditória para 17 de Maio último. Contudo, devido à alegada falta de comparência de dois dos quatro declarantes, o juiz adiou a sessão para 23 do mesmo mês.

Nessa data e pelas mesmas razões, audiência sofreu outro adiamento, para 27 de Junho, o que não se efectivou devido um suposto erro cometido pelo escrivão, que nos registos do tribunal digitou Julho, em vez de Junho.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos