O País – A verdade como notícia

Ainda não há solução para estancar a queima de viaturas nacionais na RAS

Foto: O País

A única certeza do Ministério dos Transportes e Comunicações é sobre a rota Maputo–Durban, onde viaturas de matrícula moçambicana são incendiadas: ainda não é segura. O ministro de tutela, Mateus Magala, diz que os dois governos continuam a dialogar para encontrar uma solução definitiva.

Cerca de um mês depois do início da onda de incêndios de viaturas com matrícula moçambicana na África do Sul, na rota Maputo–Durban, os dois governos ainda não apresentaram soluções definitivas para o problema.

Para já, a certeza, de acordo com o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, é que ainda não há segurança na rota Maputo–Durban.

“Há corredores onde se viaja normalmente, mas naquele corredor, em específico, ainda há necessidade de se observar alguma atenção especial, porque ainda não conseguimos ter a certeza se a segurança, principalmente do lado do Governo sul-africano, está assegurada na sua totalidade”, disse.

Sem avançar prazos para solucionar o problema, Magala disse que os dois governos continuam a dialogar sobre o assunto.

“Estamos em constante debate de ideias com a contraparte para encontrarmos soluções definitivas”, explicou Magala.

No seio dos transportadores, o clima é de medo, tanto que já suspenderam viagens por duas vezes.

Enquanto a questão prevalece, o ministro aconselha os transportadores moçambicanos a continuarem a usar vias alternativas para chegar a Durban.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos