O País – A verdade como notícia

AICEP desafia empresariado a reinventar-se para fazer face à “Economia Digital”

A Associação Internacional de Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP) desafia os empresários a reinventarem-se para fazer face à economia digital que surge em resultado das plataformas virtuais. Este desafio foi lançado na abertura do vigésimo sétimo Fórum deste organismo, que decorreu em Maputo.

A chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação trouxe uma nova realidade, seja social quanto económica. Como aproveitar esta realidade para ganhar mais dinheiro? O presidente da Associação Internacional de Comunicações de Expressão Portuguesa diz que o maior desafio vai para os empresários.

Segundo João Santana, “África foi o continente onde a utilização da internet mais cresceu em termos relativos em 2018. Note-se que em 2015, apenas 2.1 porcento da população total tinha acesso online, tendo crescido para 24.4 porcento em 2018”.
É tendo em conta estes dados que João Santana considera os empresários “devem abraçar com confiança o futuro, o futuro que é hoje”.

Falando na Abertura do Fórum, o Ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita disse que a transformação social é imprescindível, mas os empresários do ramo devem tomar a dianteira para garantir que estes meios não sejam pretexto para regressão.

Mesquita deu a sua opinião em forma de perguntas que deveriam ser respondidas naquele evento. “Como assegurar que as comunicações aproximem mais as pessoas ao invés de separá-las, reforço da segurança cibernética e privacidade, divulgação das mais recentes tecnologias e de como estas que estão a transformar as organizações e as economias dos nossos países”.

O vigésimo Sétimo Fórum da Associação Internacional de Comunicações de Expressão Portuguesa durou só um dia e teve quatro temas, todos à volta de do lema: “Visão, Inovação e Acção: É Tempo de Futuro”.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos