O País – A verdade como notícia

Administradores de Quissanga e Macomia confirmam passagem de terroristas pelos distritos

Foto: O País

Terroristas reuniram-se esta terça-feira à tarde com a população em Quissanga, na província de Cabo Delgado, segundo o administrador do distrito. Também em Macomia, as autoridades confirmaram a presença do grupo.

Grupos terroristas fizeram uma incursão, no fim da tarde de terça-feira, no distrito de Quissanga, em Cabo Delgado, sem deixar feridos nem mortos. O administrador de Quissanga, Sidónio José, disse que os malfeitores se reuniram com a população e depois abandonaram o distrito.

“Os terroristas entraram, de facto, no bairro Mucojo, a seis quilómetros da sede do distrito. Na ocasião, não mataram ninguém, reuniram-se com a população e prosseguiram em direcção ao sul. Eles não chegaram à sede do distrito, onde a situação ainda é calma e serena”, explicou o administrador de Quissanga e acrescentou: “Visitámos os três bairros que circundam a sede do distrito, onde interagimos com as lideranças locais, para saber o estado em que as populações estão e verificámos  que as populações estão nas suas comunidades, mas um e outro é que se tinha refugiado e já estão a voltar”, disse.

O administrador de Quissanga acredita que a existência de Forças de Defesa e Segurança, particularmente na região da sede do distrito, é que pode ter frustrado a pretensão dos terroristas, que têm feito das sedes distritais seus principais alvos.
Enquanto isso, a situação permanece tranquila com algumas das pessoas que fugiram, no momento da passagem dos malfeitores, já a regressarem às suas casas.

Na zona costeira de  Macomia, outro distrito de Cabo Delgado, a situação também não está boa, devido à presença dos insurgentes, segundo confirmou o administrador Tomás Badai.

Os administradores de Quissanga e Macomia acreditam que a existência de Forças de Defesa e Segurança, particularmente na região da sede dos distritos, é que pode ter frustrado a pretensão dos terroristas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos