Pelo menos 2480 trabalhadores perderam emprego devido ao mal do panamá que está a afectar bananeiras de Nampula e Cabo Delgado.
O mal do panamá, que afecta as bananeiras, foi diagnosticado pela primeira vez em Nampula, entre 2013 e 2014. Sendo provocado por um fungo localizado no solo, por isso difícil de controlar, e absolvido pelas raízes da bananeira. As províncias de Nampula e Cabo Delgado são as que apresentam os níveis mais elevados de infestação, tendo farmas já encerradas e vários trabalhadores ficaram sem trabalho. Cerca de 1300 hectares da cultura já foram perdidos.
E porque um mal nunca vem só, as outras frutas como a manga e a laranja estão a ser atacadas pela mosca da fruta. Uma praga que também pode comprometer a segurança alimentar e nutricional de muitas comunidades.
A informação foi avançada por Antónia Vaz, chefe do departamento de sanidade vegetal no Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, que prestou as declarações durante a reunião do conselho técnico de emergência, esta sexta-feira, em Maputo.