Os Mambas e o Benim estão empatados com quatro pontos no grupo L de acesso ao CAN 2023, na sequência da penalização do Ruanda pela Confederação Africana de Futebol por má utilização de um jogador diante dos beninenses. A CAF atribuiu, com efeito, três pontos ao Benin no embate diante do Ruanda, a contar para a 4ª jornada do grupo “L” de acesso à prova continental.
Contas refeitas e, quiçá, baralhadas no grupo “L” de qualificação para o Campeonato Africano das Nações de 2023, na Costa do Marfim.
É que, a duas jornadas do final da corrida à prova, o Conselho de Disciplina da Confederação Africana de Futebol atribuiu três pontos ao Benim, em virtude da má utilização de um jogador do Ruanda no jogo entre as duas formações a 29 de Março.
O órgão de disciplina da CAF concluiu que os ruandeses violaram o regulamento de provas ao utilizarem indevidamente o atleta Kevin Muhire.
Assim sendo, e de acordo com o comunicado da Federação Moçambicana de Futebol, os Mambas deixam de estar isolados na segunda posição, uma vez que o Benim passa a somar quatro pontos, os mesmos que o combinado nacional. O Ruanda permanece na última posição com apenas dois pontos.
Mesmo com esta alteração na tabela classificativa, Moçambique continua a depender apenas de si para se qualificar para o CAN.
Os Mambas deslocam-se ao Ruanda na 5ª jornada do grupo L de apuramento ao Campeonato Africano das Nações, em jogo agendado para o próximo dia 18 de Junho. Já o Benim irá medir forças com o Senegal, campeão africano e já com as contas da qualificação fechadas.
Na última jornada, o conjunto orientado por Chiquinho Conde mede forças com o Benim, formação a qual venceu na primeira volta por 1-0 com golo apontado por Geny Catamo.
CAF REUNIDA NA ARGÉLIA
O presidente da Confederação Africana de Futebol, Dr. Patrice Motsepe, preside, esta quinta-feira, 18 de Maio, em Argel, na Argélia, à reunião do Comité Executivo da agremiação, denominada “EXCO”.
O Comité Executivo irá discutir uma série de assuntos da agenda, incluindo as datas e o formato das eliminatórias do Campeonato do Mundo de 2026, candidaturas para a Liga dos Campeões Feminina da CAF 2023 e cursos de treinamento/desenvolvimento que serão lançados nas associações-membro, tudo isto em linha com o compromisso da CAF com o desenvolvimento do futebol ao nível continental.