O País – A verdade como notícia

A Politécnica homenageia ‘electricista que ilumina mentes’

O académico Lourenço do Rosário foi homenageado, esta quarta-feira, pelo seu papel na formação superior no país. Do Rosário fundou, em 1995, a primeira instituição privada de ensino superior em Moçambique, Universidade Politécnica (ISPU), na qual esteve a frente por 22 anos.

No acto da homenagem, Francisco Noa, reitor da UniLúrio, que foi estudante e é amigo de Lourenço do Rosário, destacou as qualidades do académico, baseando-se na trajectória do seu passado. Noa contou que Do Rosário estava predestinado a ser electricista, quando terminou a quarta classe, por falta de outras alternativas.

Contudo, considera o académico, Lourenço do Rosário que o destino se cumpriu. “Ele não se tornou electricista que ia iluminar as nossas casas, as ruas ou as cidades, mas tornou-se o electricista que tem estado a iluminar mentes, quer como professor, quer como fundador desta universidade”, disse e acrescentou que o tributo a Do Rosário é justo e oportuno.

Já o actual reitor do ISPU, Narciso Matos, enalteceu o papel do seu antecessor Lourenço do Rosário, desejando-lhe que mantenha o inconformismo que o fez construir o que construiu.

O homenageado, por seu turno, agradeceu pelo gesto e aos que contribuíram para que o ‘projecto ISPU’ se concretizasse. Em jeito de brincadeira, disse que estava desempregado e o que lhe restava nessa condição. “Estando desempregado, nada me sobra, senão investigar e pensar e participar”.

Estiveram presentes na cerimónia familiares, amigos, académicos e individualidades nacionais e internacionais.

Lourenço Joaquim da Costa Rosário nasceu em 1949, em Marromeu, província de Sofala, Moçambique. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante Português/Francês, pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e Doutorado em Letras, especialidade de Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa, pela mesma Universidade.

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos