O País – A verdade como notícia

Igreja Velha Apostólica já pode retomar actividades em Moçambique

Foto: O País

A Igreja Velha Apostólica em Moçambique já pode retomar as suas actividades, dois meses depois da suspensão, devido a desentendimentos entre os membros de direcção. Entretanto, o Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos alerta que em caso de actos de violência haverá responsabilização criminal.

Depois de mais de dois meses com as portas fechadas, por ordem do Governo, devido a episódios de violência entre crentes, a Igreja Velha Apostólica em Moçambique já pode retomar as suas actividades.

O levantamento da suspensão das actividades da Igreja Velha Apostólica foi anunciada esta sexta-feira, pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, através de um comunicado comunicado no qual diz que “por se ter notado evolução na busca de pacificação no seio da Igreja e havendo necessidade de criar condições para que os crentes possam passar condignamente as festas do Natal e do Fim do Ano, o Governo, através Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, decide pelo levantamento a suspensão das actividades religiosas da Igreja Velha Apostólica a nível nacional’.

Apesar da autorização para se abrir as portas, o Governo deixa um aviso: “Todos aqueles que praticarem actos de violência ou incitarem a sua prática, comprometendo a ordem e tranquilidade dos crentes, bem como das comunidades circunvizinhas das diferentes paróquias, serão criminalmente responsabilizados nos termos da lei”.

As actividades da congregação foram interrompidas no dia 19 de Outubro passado.

Para o levantamento da suspensão, houve encontros entre o Governo e a liderança máxima da Igreja Velha Apostólica na África do Sul e Médio Oriente.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos