A primeira chamada decorre de 28 a 02 de Dezembro e a segunda entre os dias 05 a 09 do mês de Dezembro. O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano vai avaliar perto de dois milhões de alunos em duas chamadas.
Arrancam, esta segunda-feira, os exames finais da 10ª e 12ª classes em todo o país. O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano tem em vista a avaliação de um milhão, novecentos e cinquenta, trezentos e quarenta e quatro (1 950 341) mil alunos.
Na Cidade de Maputo, algumas escolas estão nos últimos preparativos para acolher o momento.
Na Escola Secundária de Lhanguene, por exemplo, já foram afixadas as pautas de júri e as salas estão organizadas, de modo a acomodar 30 estudantes em cada uma. Está quase tudo pronto para a realização dos exames na próxima segunda-feira.
“Estamos num bom caminho. Acredito que estamos a 80% ou mais. Vamos seguir a norma da constituição dos júris, temos 30 alunos por júri, as salas já estão organizadas nesse sentido”, disse Flávio Filipe, director da Escola Secundária de Lhanguene, acrescentando que a instituição que dirige vai examinar pouco mais de mil e oitocentos alunos das duas classes.
Na Escola Secundária Francisco Manyanga, prevê-se examinar cerca de dois mil alunos. Segundo o director, Sabino Congolo, “estamos a 99, 9%, falta 0,1% que vai ser alcançado com a realização dos exames”.
Os estudantes tiveram uma semana de preparação intensa, nas respectivas escolas, por isso dizem que estão preparados para realizar as provas.
“Estou pronta e ansiosa para realizar o exame. Vou-me esforçar para passar com a nota 15”, garantiu uma aluna ao “O País”.
As provas finais serão realizadas em duas chamadas, no período de 28 de Novembro a 09 de Dezembro próximo.
Para a 10ª, a primeira chamada vai decorrer de 28 de Novembro a 01 de Dezembro e a segunda entre os dias 05 e 08 do mês de Dezembro.
Já na 12ª classe, a primeira chamada será feita entre os dias 28 de Novembro e 02 de Dezembro e a segunda entre 05 e 09 do mês de Dezembro.