À segunda jornada do grupo “B” de apuramento para a fase regular da Liga Africana de Basquetebol 2020, nova vitória do Ferroviário de Maputo. Os “locomotivas” venceram o City Oilers do Uganda, por 92-87, em jogo da segunda jornada.
Diante dos anfitriões, os campeões nacionais entraram com agressividade defensiva e clarividência ofensiva, fazendo um parcial de 12-0. A equipa moçambicana controlou o primeiro quarto, etapa na qual saiu a vencer por 23-15.
Destaque, no final do primeiro quarto, para Elton Ubisse que contabilizava oito pontos e quatro ressaltos dos quais um ofensivo e três defensivos.
O segundo quarto foi equilibrado, com a equipa ugandesa a melhorar a sua pontuação. Ainda assim, o Ferroviário de Maputo venceu por um ponto: 23-22. E, ao intervalo, o conjunto de Milagre “Mila” Macome liderava o marcador: 46-37.
No terceiro quarto, City Oilers e Ferroviário de Maputo equilibraram-se na arena de Kigali, com os ruandeses a conseguirem reduzir para um ponto. Os verde-e-brancos não acusaram a pressão, tendo saído a vencer por 67-61.
No quarto quarto, quer o Ferroviário de Maputo quer o City Oilers do Uganda deram luta na quadra, com a diferença a ser mínima. Com 23 segundos por se jogar, e com o marcador a indicar 87-89, vantagem para o Ferroviário de Maputo, Ermelindo “Mindo” Novela faz um roubo de bola e converte dois pontos, colocando os campeões nacionais a vencerem por 91-87. Esta foi, na verdade, a jogada que deci