O País – A verdade como notícia

Mozgrow será referência com impacto transversal

Ao longo dos últimos anos, Daniel David é o rosto de um grupo que muito se esmera em criar um conjunto de projectos de inclusão e participativo. A pretensão é simples, juntar a todos para todos discutirem sobre como transformar as dificuldades em oportunidades, fazendo do agronegócio um mecanismo de desenvolvimentos dos moçambicanos.

Com efeito, o Mozgrow, uma plataforma de agronegócio que junta todos os intervenientes das cadeias de valor do sector para a promoção do investimento e desenvolvimento socioeconómico e sustentável de Moçambique, organizado pela Fundação SOICO (Fundaso), acaba de iniciar na Arena 3 D, na Katembe, em Maputo. A inaugurar a sessão de abertura, esteve o PCE da Fundaso quem acredita que esta iniciativa que se vai realizar hoje e amanhã, sob o lema Agronegócio uma alavanca para o desenvolvimento – transformar para competir, será uma referência com impacto transversal, pois um dos desafios a que se propõe é o de encontrar soluções para os problemas, susceptíveis de gerar emprego e rendimento para as pessoas que geram o agronegócio. “Temos este sonho de contribuir para o sector mais importante do país: agronegócio”, afirmou Daniel David, frisando: “O papel de todos nós é mais importante do que o de uma fundação”.

A concretização desta edição do Mozgrow resulta em parte graças ao contributo de instituições como BNI, BCI, FDA e Casa Agricultor e CTA, através da dinamização dos empresários para aderirem aos painéis e à exposição.

Antes de terminar o seu discurso, Daniel David disse que o Mozgrow é uma plataforma para desenvolver interacção, trocar ideias e desenvolver o agronegócio. Por isso, próximo ano, o evento será algo inovador, incluindo uma plataforma de degustação e de teste dos produtos que o país produz.

A seguir ao PCE da Fundaso, interveio o Presidente da CTA. Para Agostinho Vuma, o Mozgrow é uma iniciativa com êxito por estar a realizar-se próximo dos produtores, numa zona de expansão. Igualmente, Vuma felicitou a Fundaso por estar a realizar o evento na Arena 3D, quer dizer, num espaço próprio.

Logo à noite, haverá uma sessão de distinção das instituições que apresentaram soluçõesinovadores no agronegócio.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos