O Conselho Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de aprovar 118.2 milhões de dólares americanos de crédito de assistência para Moçambique no âmbito do Ciclone Idai. A informação consta de um comunicado de imprensa enviado à nossa redacção.
De acordo com a nota, a assistência financeira visa suprir os elevados défices orçamentais e de financiamento externo decorrentes das necessidades de reconstrução após-Ciclone Idai, que causou perdas significativas de vidas humanas e danos às infraestruturas.
“As autoridades continuam comprometidas com a estabilidade macroeconómica, que também será sustentada pelo financiamento do FMI”, refere o comunicado de imprensa.
Após a discussão do Conselho Executivo sobre Moçambique, o Diretor Executivo Adjunto e Presidente Interino, Tao Zhang, referiu que Moçambique sofreu uma perda significativa de vidas e danos substanciais às infra-estruturas e à capacidade produtiva, devido ao Idai.
“Estima-se que a assistência de emergência e os custos de reconstrução sejam enormes, tornando esta tempestade a pior e o mais oneroso desastre natural a atingir o país. O desembolso no âmbito da Facilidade Rápida de Crédito do FMI ajudará a atender as necessidades imediatas de financiamento do país e desempenhará um papel catalisador na obtenção de donativos de doadores e da comunidade internacional”, assegurou Tao Zhang.