O País – A verdade como notícia

Engless, Carlota e Guidion nos Jogos da AUSC

Foto: LMB

António Englesse e Carlota Churame foram indicados pela FIBA-África como árbitros acompanhantes do país nos Jogos da AUSC (Região 8), evento que irá decorrer de 2 a 12 de Dezembro, em Lilongwe, Malawi. No mesmo pacote de indigitações, Guidion Matsinhe foi nomeado Comissário Técnico da prova juntamente com Leocardina Gonçalves (Angola) e Addison Chiware (Zimbabwe).

De nomeações em nomeações. Após uma “seca” de quase três anos sem a indigitação de árbitros de basquetebol moçambicano para competições continentais, dá-se, finalmente, a viragem com indicações atrás de indicações pela FIBA-África.

Nilton Macamo e Maria Liliana Bagnath abriram as portas, em Agosto, com a sua nomeação para o “Afrobasket” masculino e feminino de sub-18, em Madagáscar, e António Engless manteve esta tendência com a indicação em Outubro para apitar jogos da fase de qualificação para a Liga Africana de Basquetebol, em Dar es Salam, na Tanzânia. Embora, à última hora, o internacional árbitro moçambicano não tenha seguido viagem devido à redução do número de equipas e consequente “corte” do número de juízes.

Agora, ou melhor e para ser preciso, em Dezembro próximo, António Engless e Carlota Churame serão árbitros acompanhantes do país nos Jogos da AUSC (região), evento a realizar-se de 2 a 12 de Dezembro, em Lilongwe, Malawi.

Recentemente “punido” por alegadamente ter dirigido jogos de provas recreativas, António Engless não se abalou. Dirigiu jogos da recém-terminada Liga Moçambicana de Basquetebol com particular destaque para a final desnivelada entre o Ferroviário da Beira e Costa do Sol.

Engless é um dos árbitros da nova geração cujos “serviços tem sido requisitados” para provas regionais e continentais, nomeadamente fase de apuramento da zona VI de acesso aos “Afrobasket’s” masculino e feminino na categoria sub-18 (prova que teve lugar em 2021, em Maseru, Lesotho), janela de qualificação para o “Afrobasket” 2021 (,em Harare, Zimbabwe), Basketball National League (BNL, campeonato sul-africano de basquetebol nas épocas 2017 e 2018), Jogos da CPLP, entre outras provas.

No alto dos seus 34 anos, António Englesse viu a sua carteira de árbitro internacional (“black license”) homologada em Setembro do ano passado por um período de dois anos (2021 -2023).
Carlota Churame, por sua vez, teve igualmente aparição na última Liga Moçambicana de Basquetebol. A árbitra internacional dirigiu, em Dezembro de 2021, jogos da fase de qualificação para os “Afrobasket’s” masculino e feminino na categoria sub-18, em Maseru, Lesotho.

“Portadora” da carteira internacional “green license”, Carlota Churame apitou também jogos do Torneio de Apuramento à Liga Africana de Basquetebol, no pavilhão do Maxaquene.
Outrossim, teve aparições em Campeonatos Nacionais de juniores masculinos e femininos, em 2018, na capital do país.

Para além dos árbitros internacionais moçambicanos, a FIBA-África nomeou os árbitros acompanhantes António Samuel e David Domingos (Angola), Nonkanyiso Khumzwayo e Cebolenkosi (África do Sul), Muwhezi Munatamba e Sunday Besa (Zâmbia), Brillance Ncube e Ignatious Yesaya (Zimbabwe).

O moçambicano Guidion Matsinhe foi indigitado como Comissário Técnico juntamente com a angolana Leocardina Gonçalves e o zimbabwiano Addison Chiware. O sul-africano Charles Foster será o supervisor de árbitros nesta competição.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos