O Presidente da República inaugurou, hoje, a sede do banco Moza localizado na baixa da cidade de Maputo. Filipe Nyusi reconheceu a capacidade do banco reerguer-se, cerca de um ano depois de ter sido intervencionado.
A nova sede do banco Moza tem catorze pisos e compreende áreas de serviços, auditório e espaços sociais. O edifício inaugurado nesta quinta-feira pelo Presidente da República chegou como um presente das celebrações dos onze anos desta instituição bancária.
Segundo Filipe Nyusi, o banco Moza joga um papel importante no processo de estabilização da economia do país.
Para o PCA do banco Moza, João Figueiredo, o reconhecimento da instituição a nível nacional e internacional é graças ao empenho do Governo moçambicano e de todos os profissionais da instituição.
Depois de um período de intervenção do Banco Central, o banco maioritariamente detido por capital moçambicano registou uma recuperação da sua carteira em cerca de 40% em 2018, comparativamente ao ano anterior. O banco conta com 55 agências espalhadas pelo país.
Refira-se que, ainda ao longo da tarde desta quinta-feira, o Presidente da República inaugurou a sede do IPAJ do distrito municipal Ka Mbukuane, cuja construção custou aos cofres do Estado cerca de sete milhões de meticais.