A prova vai movimentar atletas de seis agremiações, nomeadamente, Desportivo Maputo, Associação Portuguesa, Ferroviário de Maputo, Escola Portuguesa de Moçambique, Matchedje e Ferroviário de Mahotas.
No âmbito do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Associação Portuguesa de Moçambique promove, próximo sábado, no Parque dos Continuadores, a edição 2023 da “Corridas AP”.
A prova vai movimentar atletas de seis agremiações, nomeadamente, Desportivo Maputo, Associação Portuguesa, Ferroviário de Maputo, Escola Portuguesa, Matchedje e Ferroviário de Mahotas.
Para esta competição, a organização alinhou provas de 100, 400 e 800, 1500 e 5000 metros masculinos e femininos. Estão, igualmente, previstas provas de salto em comprimento e lançamento de peso, envolvendo crianças com idades compreendidas entre os 10 e 14 anos.
A Associação Portuguesa de Moçambique leva, para este evento, entre outros, os atletas Verónica José e Gildo Rafael que, recentemente, regressaram à competição com a disputa da 3ª edição da Meia-Maratona ABSA 2023.
Verónica, ainda em busca da sua melhor forma, fechou a sua participação na prova no 2.° lugar, enquanto Gildo Rafael ficou em 11º. As atenções estarão também viradas para Alex Macuácua, corredor desta agremiação que regressou às provas oficiais por clubes em Moçambique e pelo país em eSwatini após o último estágio que realizou em Portugal.
A organização espera que o certame movimente 70 atletas federados e 60 crianças em representação da Escola Portuguesa.
Ferroviário de Maputo e Matchedje, dois dos clubes que têm bipolarizado a modalidade rainha dos Jogos Olímpicos, partem como principais favoritos a arrecadar o maior número de medalhas no certame.
Em Maio, o CFvM revalidou o título de campeão nacional de atletismo, numa prova que teve como grande opositor, para não variar, o Matchedje. Os “locomotivas” foram mais fortes ao nível dos seniores com 61 pontos, contra 29 do clube “militar”.
Ao nível de femininos, o Ferroviário de Maputo ficou em 1º lugar com 80 pontos, seguido do Matchedje com 18.
A presença de atletas nacionais nos “nacionais” de atletismo de eSwatini, onde arrecadaram 14 medalhas, é um factor motivacional a ter em conta para a “Corridas AP 2023”.