O País – A verdade como notícia

Zelensky reúne-se no domingo com Trump

FOTO: OBSERVADOR

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou que poderá reunir-se este domingo, na Flórida, com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, numa tentativa de desbloquear o processo de paz e discutir garantias de segurança para Kiev.

Volodymyr Zelensky revelou que está prevista uma possível reunião, no domingo, na Flórida, com o Presidente norte-americano Donald Trump, no âmbito de uma iniciativa diplomática liderada pelos Estados Unidos para pôr fim à guerra com a Rússia.

Falando a jornalistas, o chefe de Estado ucraniano explicou que o encontro deverá centrar-se em garantias de segurança para a Ucrânia, reconhecendo, no entanto, que as negociações continuam bloqueadas por exigências contraditórias entre Kiev e Moscovo.

O anúncio surge depois de Zelensky ter informado que manteve, na quinta-feira, uma “boa conversa” com o enviado especial norte-americano.

Do lado russo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que Moscovo mantém contactos com representantes dos Estados Unidos, após o enviado presidencial russo se ter reunido recentemente com interlocutores norte-americanos na Florida.

Por sua vez, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou estar aberto à troca de alguns territórios controlados pelas forças russas na Ucrânia, desde que a Rússia fique com o controlo total da região de Donbas.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos