O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, descarta acordo de paz com a Rússia enquanto houver tropas russas na Ucrânia. O secretário-geral das Nações Unidas apela à abertura dos mercados a produtos russos não sancionados.
Volodymyr Zelensky diz que não confia mais na Rússia e excluiu qualquer negociação de paz com Vladimir Putin sem a retirada prévia das tropas russas do território da Ucrânia.
A proposta de um possível frente-a-frente foi apresentada pelo Presidente da Turquia, que está de passagem pela Ucrânia, junto ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas.
António Guterres visitou, esta sexta-feira, o Porto de Odessa, no sul da Ucrânia, de onde alertou que, sem fertilizantes este ano, pode não haver comida suficiente em 2023.
Por isso, o número um das Nações Unidas defende que, além da libertação de cereais e fertilizantes, é preciso abertura dos mercados a alimentos russos fora de sanções.
Estes apelos foram feitos num dia em que Putin criticou os obstáculos que persistem na exportação de produtos agrícolas russos, apesar do acordo assinado no mês passado sob mediação internacional.