Rogério Zandamela considera que o país tem o desafio de diversificar os projectos que se beneficiam pelo investimento directo estrangeiro, porque, na forma como estão a ser implementados, não geraram a transformação económica desejada.
O governador do Banco Central falava, esta sexta-feira, durante a aula inaugural na Universidade Pedagógica. Zandamela falou dos desafios que o país tem na exploração e redistribuição dos recursos naturais não renováveis. De 2010-2017, cerca de 69% do investimento directo estrangeiro no país foi para a indústria extractiva. Facto que na visão de Zandamela deve ser alterado.
Rogério Zandamela diz ser pertinente que os tomadores de decisão implementem reformas que beneficiem o ambiente de negócios e não tenham medo de tomar medidas.
Aos jovens, deixou o desafio de serem mais intervenientes no debate sobre a gestão da riqueza proveniente da exploração dos recursos naturais.
Esta foi a primeira aula inaugural proferida por Rogério Zandamela, numa instituição de ensino moçambicana e foi assistida pelo corpo docente, estudantes e o corpo técnico administrativo.