O internacional moçambicano, Zainadine Jr, está fora da convocatória dos Mambas, tendo em vista o jogo da sexta e última jornada do Grupo L de qualificação para o CAN 2023, agendado para o dia 9 de Setembro, no Estádio Nacional do Zimpeto. O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, justifica que a ausência do central ao serviço do Marítimo é por opção técnica.
Da lista dos 25 convocados anunciada hoje, o destaque vai para a integração, pela primeira vez, de Ricardo Guimarães e Jonathan Muiomo, jogadores recentemente naturalizados e também o regresso de Bruno Langa e Ernani Siluane, este último que andou ausente devido a lesão.
O início dos trabalhos para o “operação” Benim está agendado para o dia 3 de Setembro, devendo Chiquinho Conde contar com todos os jogadores dois dias depois, ou seja, no dia cinco. Segundo o plano de trabalho, os Mambas vão realizar unidades de treinos intercaladas entre o campo e sessões de análise ao adversário.
Chiquinho Conde considera a partida frente ao Benim de alto risco, tendo em conta que as duas selecções têm o objectivo de qualificar para o CAN, cuja fase final vai ter lugar na Costa do Marfim. Ciente disso, o seleccionador nacional diz que é preciso encarar o jogo com a mesma responsabilidade de sempre.
“Continuaremos a usar o nosso lema, segundo o qual se não dá para ganhar, também não dá para perder”, disse Chiquinho Conde, para quem é preciso que haja envolvimento de todos os moçambicanos para a selecção nacional consiga alcançar o seu desiderato de marcar presença na maior montra do futebol africano.
A última vez que os Mambas marcaram presença no CAN foi em 2010, em Angola. Curiosamente, o combinado nacional decidiu a qualificação em Maputo, vencendo a Tunísia. Dário Monteiro foi o herói da partida, ao apontar o único golo.