O País – A verdade como notícia

Guiné-Bissau e Cabo Verde qualificados para o CAN 2023

Na penúltima jornada do grupo A, a Nigéria venceu a Serra Leoa (2-3), qualificou-se e apurou também a Guiné-Bissau. No grupo B, Cabo Verde derrotou o Burquina Faso por 3-1 e qualificou-se para o próximo CAN. Moçambique e Angola estão a um passo de garantir, também lugar na fase final do CAN-2023.

A selecção principal de futebol de Cabo Verde venceu, domingo, na cidade da Praia, a sua similar do Burquina Faso por 3-1, garantindo assim, pela segunda vez consecutiva, o apuramento para uma fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN).

Em jogo a contar para a quinta e penúltima jornada do grupo B, realizado no Estádio Nacional, os golos da equipa cabo-verdiana foram inscritos por Bebé, logo aos seis minutos, João Paulo aos 65 minutos e Clé, que entrou para o lugar do capitão, Ryan Mendes, na parte final do jogo.

O golo solitário do Burquina Faso foi obtido aos 45 minutos por intermédio de Dayo.

Após esta vitória, quando falta mais uma jornada por disputar, Cabo Verde e Burquina Faso, com 10 pontos cada, garantem o apuramento para o CAN-2023.

No outro jogo do grupo, o Togo venceu o Eswatini por 2-0, em partida realizada no Estádio Mbombela, na África do Sul (casa emprestada pela primeira equipa), resultado que, após o triunfo de Cabo Verde, deixa as duas selecções sem possibilidade de apuramento para a fase final da prova.

Na última jornada, a acontecer em Setembro, Cabo Verde viaja para Lomé (capital togolesa) para defrontar o Togo, enquanto o Burquina Faso recebe o Eswatini, em Ougadougou, a capital burquinabe.

Por seu turno, e pela quarta vez, a Guiné-Bissau vai jogar a fase final do Campeonato Africano de futebol. No sofá, os “Djurtus” festejaram a vitória da Nigéria frente à Serra Leoa, por 2-3, assegurando o segundo lugar no grupo A.

Naquela que foi a penúltima jornada da fase de qualificação para o CAN-2023 (a realizar-se em 2024), a selecção da Guiné-Bissau vai participar no CAN pela quarta vez. A Guiné-Bissau já tinha vencido São Tomé e Príncipe por uma bola sem resposta na abertura da data-FIFA de apuramento ao CAN-2023.

 

MOÇAMBIQUE E ANGOLA PRESTES A COMPLETAR GRUPO DOS PALOP’S

Se Guiné-Bissau e Cabo Verde já garantiram a sua passagem à fase final, do grupo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, PALOP’s, São Tomé e Príncipe é a que já não tem possibilidades de qualificação, uma vez que está na última posição do grupo A, com apenas um ponto.

Dos cinco países, Moçambique e Angola são as que ainda podem garantir lugar na Costa do Marfim, em Janeiro e Fevereiro de 2024.

Os “Palancas”, que derrotou e ultrapassou República Centro Africano por 1-2, fora de portas, somam 8 pontos, na segunda posição do grupo E, com mais um ponto que o seu adversário desta jornada.

Para Angola se qualificar precisa de vencer na última jornada, em sua casa, diante do lanterna vermelha do grupo, Madagáscar, ou então uma derrota da República Centro Africano em Acra, diante do Gana, pode ajudar. Aliás, neste grupo, Gana, Angola e República Centro Africano ainda podem se qualificar. Um empate de Angola e um empate no outro jogo, também qualifica os “palancas” ao CAN-2023.

Também com decisão em casa está Moçambique que recebe Benin na última jornada. Os Mambas, que na 5ª jornada venceram Ruanda por 2-0, contam com sete pontos, mais dois que o ser adversário da última jornada, e um empate garante lugar pela quinta vez na fase final do CAN.

A Zâmbia e a Guiné-Equatorial qualificaram-se para a fase final do Campeonato Africano das Nações  de 2023 prevista para 13 de Janeiro a 11 de Fevereiro de 2024 na Costa do Marfim.

Segundos nos seus respectivos grupos antes da última jornada das eliminatórias, estas duas selecções não só obtiveram os seus bilhetes para esta prova mas derrotaram e ultrapassaram os líderes dos seus grupos, que se tinham qualificado no pontapé de saída da competição.

No grupo H, os “Chipolopolo” da Zâmbia dominaram nitidamente a Costa do Marfim em Ndola, por 3-0, apesar duma inquietante febrilidade defensiva.

A Guiné-Equatorial tomou o comando do grupo J graças à sua curta mas preciosa vitória, com um golo tardio de Emílio Nsue sobre a Tunísia.

O grupo K tem um novo líder, já que, entre as duas selecções já qualificadas e que mediram forças sábado último, mas a última palavra coube à África do Sul, que venceu Marrocos por 1-0.

Assim, são já 16 as selecções qualificadas ao CAN da Costa do Marfim, nomeadamente o país anfitrião, Senegal, detentor do título continental, Nigéria, Guiné-Bissau, Burquina Faso, Cabo Verde, Egipto, Guiné Conakry, Gana, Argélia, Mali, Zâmbia, Guiné Equatorial, Tunísia, África do Sul, Marrocos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos