O Ximanganine FC surpreendeu tudo e todos no torneio de abertura da Província de Maputo, ao conquistar a prova, superando os crónicos candidatos, como o Desportivo da Matola, Clube de Amigos e ESFA, já calejados nestas andanças.
O Ximanganine terminou a prova inicial da província na primeira posição, ao cabo de nove jornadas, após totalizar 23 pontos, mais três que o Desportivo da Matola, que terminou na segunda posição.
Uma conquista que engrandece a formação que entra pela primeira vez nas provas sob a égide da Associação de Futebol da Província de Maputo e que aposta tudo nas próximas competições, como é o caso do Campeonato Provincial que arranca já no sábado.
Na última jornada, o Ximanganine FC goleou o FC de Marracuene por 4-0 e não deu possibilidade de o Desportivo da Matola pensar na conquista, já que também venceu no seu jogo ao Jeito de Ressano Garcia, por duas bolas a uma.
Em Sofala, onde também decorre o “provincial”, o Ferroviário da Beira continua a liderar, agora com 19 pontos, mais seis que o directo perseguidor, o Estrela Vermelha da Beira. Os “locomotivas” de Chiveve venceram, este fim-de-semana, à tangente o Têxtil de Púnguè, para cimentar a liderança, enquanto os “alaranjados” venciam o FC da Beira, por 2-1.
FC Chama da Unidade continua na cauda, com apenas um ponto, depois de mais uma derrota nesta sétima jornada, diante do Matchedje da Beira, por uma bola sem resposta.
Em Tete, o “provincial” arrancou este fim-de-semana, com o empate entre o Desportivo de Tete e a União Desportiva de Songo B, a um golo, enquanto em Gaza houve disputa da Supertaça Provincial, vencida pelo Clube de Chibuto.