O País – A verdade como notícia

Vinte seis pessoas morrem em deslizamento de terra no Quénia 

Pelo menos 26 pessoas morreram devido ao deslizamento de terra no oeste do Quénia e outras 25 continuam desaparecidas. O país encontra-se na sua segunda época de chuvas.

Chuvas intensas têm atingido a região ocidental do Vale do Rift, no Quénia, desde semana passada. A  Cruz Vermelha daquele país afirma que as zonas mais afectadas ainda não são acessíveis por estrada devido a deslizamentos, lama e inundações repentinas.

O número de vítimas mortais que até este domingo estimava-se em 21 subiu para 26, 25 desaparecidos e 25 feridos .

 Vinte e cinco pessoas com ferimentos graves foram transportadas de avião para um hospital na cidade vizinha de Eldoret para tratamento, enquanto outras com ferimentos leves receberam cuidados no local.

Os esforços de resgate continuaram até sábado, apesar da chuva intensa persistente, enquanto as agências de desastre procuravam entre os escombros das casas desabadas por pessoas desaparecidas.

À medida que os esforços de busca e salvação continuavam este domingo, as autoridades locais afirmam que estão a trabalhar urgentemente para fornecer assistência humanitária e apoiar as famílias afectadas.

Mais de 1.000 casas foram destruídas pelo fenômeno. O ministro do Interior do Quénia apelou aos residentes que vivem perto de rios sazonais, ou em áreas onde ocorreram deslizamentos, para se mudarem para locais mais seguros.

O país encontra-se na sua segunda época de chuvas, também conhecida como “chuvas curtas”, quando normalmente experimenta algumas semanas de tempo húmido, em comparação ao período mais intenso e prolongado ocorrido no início do ano.

Centenas de pessoas morreram nos últimos anos devido a deslizamentos de terra e inundações no Quénia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos