Logo à noite, o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega, Jens Frølich Holte, de visita oficial a Moçambique, vai participar, com a direcção do Teatro Avenida, de uma sessão cultural, quando forem 18h00. O evento vai realizar-se no espaço Sabura – Centro Cultural – Escola e Museu de Teatro, na cidade de Maputo.
Nesta vinda à capital moçambicana, o chefe da diplomacia norueguesa vai inteirar-se das actividades artísticas e culturais em geral que são levadas a cabo pelo Teatro Avenida, quer na cidade de Maputo, quer ao longo do território nacional, com especial apoio da Noruega. Para o efeito, Manuela Soeiro, Directora do Teatro Avenida, fará uma dissertação abrangente sobre a cooperação Moçambique-Noruega em vários campos ao longo de três décadas de parceria entre os dois estados.
De igual modo, o encontro entre o Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega e a direcção do Teatro Avenida, num compromisso de caris artístico-cultural, vai servir para se apontar os passos que aquele país da Europa do Norte tem dado no processo de garantir o desenvolvimento no domínio económico, político, social e cultural, internamente e no mundo.
A cooperação entre Moçambique e Noruega não é algo novo. Depois da proclamação da independência nacional, de Oslo vieram apoios para artistas e grupos nacionais. O Teatro Avenida, por exemplo, produziu diversas peças a apelar à protecção dos moçambicanos, logo a seguir a guerra que assolou o país, recorrendo-se a peças que versavam sobre o perigo das minas, com apoio da Noruega. Através do projecto “Moçambique, Quero-te” adaptado da obra de Gulamo Khan, o Teatro Avenida produziu a peça teatral “Vestir a Terra” em 10 línguas bantu, permitindo deste modo que a mensagem chegasse a todo o País.
Actualmente, a continuidade dos projectos do Teatro Avenida tem na Noruega um dos principais parceiros.