O Presidente venezuelano acusa os Estados Unidos da América de enviar navios de guerra para as águas ao largo da Venezuela. Nicolás Maduro diz que o país dirigido quer apropriar-se dos recursos naturais.
Através de um evento transmitido pelo canal estatal Televisão Venezuelana, o presidente Nicolás Maduro anunciou que os Estados Unidos da América enviaram oito navios de guerra e 1.200 mísseis à costa do país.
Maduro rejeitou o argumento de Washington de que se trata de uma operação para combater o tráfico de drogas, descrevendo-o como uma história.
O estadista venezuelano acusou os EUA de quererem apropriar-se do petróleo, do gás e do ouro, depois de repisar que o seu país é a quarta maior reserva de gás do mundo e uma das maiores reservas globais de ouro.
Horas antes da comunicação de Maduro, o estadista Donald Trump anunciou nas redes sociais que as Forças Armadas norte-americanas realizaram um ataque contra um grupo de Narcoterroristas, do Tren de Aragua.
Trata-se de uma organização terrorista envolvida no tráfico de drogas, de pessoas, actos de violência, homicídio e terror nos EUA, que segundo Trump, encontravam-se em águas internacionais, transportando narcóticos ilegais, a caminho dos Estados Unidos.
Na operação foram enviados mais de quatro mil militares, incluindo dois mil fuzileiros navais, juntamente com aeronaves e navios.