A mineradora brasileira Vale enviou uma aeronave da Ethiopian Airlines para transportar mais de 200 trabalhadores da mina de Moatize, em Tete, Centro de Moçambique. O regresso a Brasil está previsto para esta quinta-feira.
Um voo da Ethiopian Airlines é esperado esta quinta-feira, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Brasil, abordo mais de 200 trabalhadores da Vale em Moçambique, em causa a pandemia do novo Coronavírus.
Segundo revelou ao “O País”, fonte segura desta mineradora em Maputo, trata-se de um grupo com elevado risco de contaminação do Covid-19.
“Mas convém clarificar que o regresso desse grupo foi opcional, pois ainda temos quadros brasileiros da Vale em Moçambique. Agora trabalhamos a partir de casa”, explicou o Departamento de Comunicação da Vale em Maputo.
A escolha de um avião Boeing 787 Dreamliner, da companhia etíope, deve-se ao facto da maior parte das ligações aéreas com destino a Moçambique estar suspensa devido a pandemia do novo Coronavírus.
A partir dos escritórios da Vale no Brasil, o grupo informa ainda que está a actuar em conformidade com os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada um dos países em que opera e está a acompanhar o desenvolvimento da situação.